Segunda-feira, 22 de julho de 2024

Coluna

Segurança e combate à corrupção, passaporte nacional de Caiado

Publicado por: Wilson Silvestre | Postado em: 27 de abril de 2024

Alicerçado em índices de aprovação média de 80% da população goiana, tanto em gestão quanto em popularidade, o governador de Goiás, Ronaldo Caiado (UB), a cada dia sobe um degrau entre os possíveis candidatos a presidente da República em 2026. Parte da mídia influente do eixo Rio-São Paulo e dos principais portais noticiosos do País, aos poucos percebem que Caiado não é um radical de direita, mas um líder que se posiciona assertivamente sobre temas caros à população como segurança, pública, corrupção e inclusão social. Diferente do Brasil que a cada ano cai no ranking de combate à corrupção, em Goiás, Caiado não deixa essa praga proliferar na sua gestão. Vez ou outra a oposição ensaia discurso de que existe malversação de recursos públicos, mas todas as denúncias foram apuradas, mesmo sendo apenas narrativas. Essa é uma das marcas de Caiado nos quase 40 anos de vida pública: por menor que seja o sinal de desvios, imediatamente ele determina apurar e afastar os envolvidos. Com a mesma determinação ele enfrentou a criminalidade e inseriu Goiás entre os estados mais seguros do País. A constatação deste sucesso está na reportagem especial da revista Veja que circula a partir desta sexta-feira (26) em que cita “Os estados mais vitoriosos contra o crime, em meio à crise de segurança”. A revista cita as ações do governador Caiado para enfrentar o crime. Outro ponto de destaque do governo goiano em seu passaporte nacional para 2026, é a rede de proteção social e inclusão de cidadania comandados pela primeira-dama, Gracinha Caiado.

Direita sim, sem radicalismo

Calejado nos embates políticos desde 1986 quando Ronaldo Caiado e lideranças de direita criaram a União Democrática Ruralista (UDR), o debate e confronto de ideias tem sido o combustível que move seus ideais. O de agora, é buscar espaço nos corações e mentes dos brasileiros para disputar a Presidência da República em 2026. Sem abdicar de suas convicções conservadoras, mas aberto ao diálogo, “sem radicalismo” como costuma dizer. Soma-se aos nomes da direita que também buscam o mesmo espaço. O diferencial de Caiado é sua quase massiva aprovação como gestor público.

Continua após a publicidade

ExpoZebu 2024

Ligado ao agro como pecuarista histórico, Ronaldo Caiado faz uma parada neste sábado (27) na ExpoZebu 2024 e aproveita para circular entre a elite empresarial da pecuária e do agro para reforçar sua pré-candidatura a presidente da República em 2026.

PL vai à caça…

…em busca de filiações senadores para aumentar seu poder de negociação no Senado. A meta do PL é ser a maior bancada de senadores que hoje conta com 13 e o PSD 15. Os senadores Cleitinho Republicanos-MG), Alan Rick e Márcio Bittar, do União Brasil estão na mira.

Não é nem assim

O deputado federal, Célio Silveira (MDB), aliado de primeira fila do pré-candidato a prefeito de Anápolis, Márcio Corrêa (PL), observa que essa propalada larga vantagem de Antônio Gomide apontada pelas pesquisas é questionável. Representa uma fase do processo em que o eleitor não tinha muita clareza quem seriam os adversários dele”, pondera Célio.

Quadro definido

“Gomide liderou em um cenário em que a única pré-candidatura confirmada era a dele. A partir de agora o tabuleiro político está desenhado com o quadro de concorrentes que deve chegar às urnas em 6 de outubro”, atesta Célio Silveira.