Coluna

Sem adversários consistentes, Humberto é favorito em Jataí

Publicado por: Wilson Silvestre | Postado em: 16 de maio de 2023

O prefeito de Jataí, no Sudoeste goiano, Humberto Machado (MDB), é um caso singular de político: não é populista, franco demais e passa longe da demagogia. Com ele não existe meio termo: é sim ou não. Mas, em contrapartida, até os adversários reconhecem sua capacidade como gestor público. Não é à toa que ele vai disputar a reeleição de seu quarto mandato sem adversários consistentes. “Humberto é uma força da natureza. Prefeito na terra do agro, mas que soube se esquivar do bolsonarismo sem levantar qualquer bandeira extremista. Mas isso teve um custo político: parte da elite ligada ao setor agropecuário o vê como adversário”, conta um ex-vereador que pediu anonimato. É fato que Humberto Machado não figura entre as preferências dos empresários ligados ao agro. Até seu vice, professor Geneilton de Assis, anda meio emburrado com ele, insinuando que pode tentar desbancá-lo da prefeitura. Ninguém acredita o vice consiga. Falta ter um grupo político consistente e, mesmo que se juntasse aos outros dois oponentes de Humberto, o engenheiro eletricista e empresário Vitor Geraldo Gaiardo e a advogada Flaviane Scopel (Republicanos), teria dificuldades para derrotar o prefeito. Além de ser bom administrador e bem avaliado pela população do município, Humberto conta com o apoio do vice-governador e presidente do MDB, Daniel Vilela. Os demais adversários não chegam a ser uma ameaça e dificilmente se juntariam.

Habilidade e carisma

Na festa de aniversário de Santo Antônio do Descoberto, na sexta-feira (12), um episódio chamou a atenção de lideranças presentes na inauguração do Restaurante do Bem. Um grupo protestava contra o prefeito Aleandro Caldato, que ordenou fechar os portões. Gracinha Caiado foi até os manifestantes, conversou e encerrou o protesto.

Continua após a publicidade

Face social

Coordenadora do Gabinete de Políticas Sociais (GPS) do governo de Ronaldo Caiado, a primeira-dama Gracinha é a face social da gestão que desperta interesses de outros Estados por conta da eficiência.

Não é bem assim

Tem gente no entorno do vice-governador e presidente do MDB em Goiás, Daniel Vilela, que avalia como uma jogada dos vereadores emedebistas, sugerindo ao prefeito Rogério Cruz assumirem a Secretaria de Mobilidade (SMM).

Marquez prefeito

O filho do ex-prefeito de Acreúna por vários mandatos consecutivos, José Marquez (já falecido), José Marcelo, pediu o apoio do deputado estadual Lineu Olímpio para disputar a Prefeitura de Acreúna. “Na hora”, disse Lineu.

Festa do Tomate

Um grupo de empresários e produtores de Goianápolis organiza a primeira grande Festa do Tomate para os dias 10 a 12 novembro. A ideia é criar um festival tendo como base o tomate, já que o município é um dos maiores produtores da região.

Gastronomia

Tendo como base o modelo de grandes festivais gastronômicos como o de Nova Veneza, o de Goianápolis, além de contribuir economicamente para o município atraindo turistas, resgatar a cultura pioneira dos japoneses e italianos que faz a fama da “terra do tomate”. (Especial para O Hoje)