Coluna

Sem Bolsonaro, direita civilizada ganha musculatura e preocupa PT

Publicado por: Wilson Silvestre | Postado em: 03 de julho de 2023

A inelegibilidade política até 2030 do ex-presidente da República, Jair Bolsonaro (PL) está sacramentada, mas o bolsonarismo e os mais de 58 milhões de eleitores que votaram nele em 2022, vão permanecer à disposição dos futuros candidatos a presidente da República. Os eleitores posicionados no espectro centro, centro-direita e a direita civilizada, tende a procurar candidatos mais identificados com seus posicionamentos se afastando da esquerda. Mas o bolsonarismo raiz vai tentar se aglutinar em um nome apoiado pelo ex-presidente Bolsonaro. Essa é a preocupação dos cabeças pensantes do PT que, ensaiam, Lula candidato em 2026. No entanto, nomes da direita civilizada como o do governador de Goiás, Ronaldo Caiado (UB), de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos) e o de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), são os prováveis ‘herdeiros’ dos votos de Bolsonaro em 2022.

Desafios de Caiado, Tarcísio e Zema

O governador de Goiás sai na frente ao se posicionar ao lado dos estados emergentes na reforma tributária. Ganha visibilidade, mas precisa avançar no front midiático. Tarcísio nem sob pressão admite falara em candidatura presidencial, quanto ao governador mineiro Zema, o problema é não ter estrutura partidária e ser desconhecido da massa.

Continua após a publicidade

Semana decisiva

Mais uma semana de expectativas para o governador Ibaneis Rocha (MDB) e sua vice, Celina Leão (PP) na votação do Fundo Constitucional do DF. O relator do arcabouço fiscal, deputado Claudio Cajado (PL-BA), insiste na proposta aprovada pela Câmara e não a versão do Senado. Haja roer de unhas!

Mais um aliado

O prefeito de Aparecida, Vilmar Mariano deve empossar mais um aliado de Gustavo Mendanha na gestão. Agora será a vez de Davi Miranda na Secretaria de Desenvolvimento Social. Ele é primo de Gustavo e trabalhou com Vilmar como assessor Jurídico quando Mariano presidia a Câmara.

Hildo tem voto

A adesão do ex-prefeito de Águas Lindas, Hildo do Candango (Republicanos) à reeleição do prefeito Lucas Antonietti (Podemos), consolida seu favoritismo sem concorrentes para derrotá-lo em 2024.Soma-se ao Hildo, o deputado estadual, Anderson Teodoro (Avante) e lideranças de peso de vários partidos.

Escola do Futuro

Nesta segunda-feira (3), as secretarias de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) e da governadoria (SGG), darão início à ampliação da Escola do Futuro em Artes Basileu França. Orçado em mais de 40 milhões de reais, a escola contará daqui um ano com quatro novos blocos contemplando os seus mais de 4 mil alunos e 200 colaboradores.

IA em Goiânia

O vereador Lucas Kitão (PSD) apresentou um projeto de lei que fixa diretrizes para o uso da Inteligência Artificial (IA) em Goiânia. Segundo o autor, é mais um passo que ele dá para regulamentar o uso de uma nova tecnologia na Capital. (Especial para O Hoje)