Coluna

Sem Elias Vaz, PSB em Goiás caminha para o esquecimento

Publicado por: Wilson Silvestre | Postado em: 06 de abril de 2023

A nota principal da coluna política do jornal O Estado de S. Paulo desta quarta-feira (5), em que líderes do PSB do vice-presidente e ministro do da Industria e Comércio, Geraldo Alckmin se aproxima do comandante da Câmara, Arthur Lira (PP) para se fortalecer nacionalmente. Para isso, querem fazer parte do blocão que fará contraponto ao do MDB, PSD, Republicanos, Podemos e PSC. Enquanto na esfera nacional a cúpula socialista busca mais musculatura, em Goiás o partido está às traças. Esta situação de abandono pode ser constatada no portal oficial do diretório regional. A última postagem é de 15 de setembro de 2022, portanto, antes da eleição. Essa parece ser a sina de siglas que centram sua estrutura no líder e não na gestão partidária. Este erro do PSB não é de agora, mas desde quando o ex-deputado Elias Vaz era o mandatário da legenda. Tudo girava em torno dele e, ao passar os quatro anos do mandato de deputado federal com as costas viradas para Goiás, mesmo focado só na visibilidade midiática nacional, Elias Vaz ainda fornecia oxigênio ao PSB goiano. Mas ao perder a eleição, tratou-se de ajeitar a vida no Governo Federal e a legenda passou a ser uma ‘tapera no meio do pasto’. Seguir nessa toada e se o senador Jorge Kajuru – líder da legenda no Senado – não socorrer a ‘tapera’ socialista, dificilmente o PSB terá protagonismo na disputa para prefeitos e vereadores em 2024.

Inferno de Cristóvão Tormin

O ex-prefeito de Luziânia, Cristóvão Tormin (Patriota) tem sofrido nos últimos anos, revés políticos que dificilmente serão esquecidos por seus adversários e os eleitores de um modo geral. Afastado da prefeitura em 2022 retornando ao cargo nos últimos dias de seu mandato. Disputa cargo de deputado estadual, mas não toma posse por conta de coeficiente eleitoral. Agora, sofre devassa da Polícia Federal sob suspeita de fraude em convênios com verbas federal durante sua gestão como prefeito. Inferno astral é pouco diante de tantos erros.

Continua após a publicidade

Daniel convergente

Aos poucos o vice-governador de Goiás e presidente do MDB goiano, Daniel Vilela vai recompondo os fragmentos do partido que ficaram desgarrados desde a eleição de 2018. Lideranças que compareceram na posse de Alexandre Baldy (Agehab) e Pedro Sales (Seinfra), na segunda-feira (3), comentavam sobre o amadurecimento político de Daniel. “Ele é convergente e trabalha para fortalecer o MDB com novas e antigas lideranças”, disse o prefeito de Valparaíso, Pábio Mossoró.

Fogaréu de políticos

A tradicional Procissão do Fogaréu na Cidade de Goiás atraiu na quarta-feira (5), além do governador, Ronaldo Caiado e a maioria dos secretários do governo, deputados, prefeitos, lideranças empresariais e políticas muito acima dos anos anteriores. Sinal que fé e política caminham juntos.

Depois da tragédia…

… surgem as leis e ações de governos e os políticos de um modo geral para atenuar a perplexidade da população. As tragédias de violência mais recentes como em uma escola de São Paulo e agora, numa creche em Blumenau (SC), mexe com os sentimentos de todos.

Rondas escolares

O ministro da Justiça, Flávio Dino (PSB) disse que o governo Lula vai disponibilizar uma verba de R$ 150 milhões para estados e municípios criarem rondas escolares.  

Tarde berranteira

A estrategista de carreira e consultora de imagens, Maris Tavares, reuniu um time de peso de diversas gerações na última semana para uma Tarde Berranteira. Além de cantores sertanejos, o maior berranteiro do País, Zé Capeta. “A Larissa estava em Goiânia para gravar um clipe e me pediu para organizar uma aula de berrante para ela, disse Maris.