O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

sábado, 10 de janeiro de 2026

Sem escora

Leandro Manzinipor Leandro Manzini em 23 de setembro de 2025
COLUNA ESPLANADA
COLUNA ESPLANADA

Dentro do Palácio do Planalto, a visão majoritária é que os EUA não irão invadir a Venezuela e derrubar o governo Maduro. No entanto, também não acreditam que a China sairá em defesa do presidente, caso ele caia.

No gabinete do assessor Celso Amorim, a avaliação é de que a China e a Rússia vetaram qualquer ação no Conselho de Segurança da ONU, mas não se oporão a uma mudança de regime. Aliada de Maduro, a Rússia possui negócios de petróleo com o país. Hoje, ambos escoram o governo venezuelano, por isso a cautela dos EUA.

A frota americana encontra-se atualmente ancorada em mar aberto, próxima à costa da Venezuela, pronta para agir. O que tem causado tensão entre os países da América do Sul. Nos bastidores, as diplomacias demonstram receio com a queda de Maduro, o que pode acontecer a qualquer momento.

PEC da Blindagem
A polêmica PEC da Blindagem é dada como derrubada no Senado, pois não há votos suficientes na Casa para ser aprovada. Com isso, o senador Ciro Nogueira (PP-PI) já estuda propor um substitutivo, que garantirá que a prerrogativa seja assegurada apenas para os crimes de opinião.

Greve cancelada
O Sindicato Nacional dos Trabalhadores na Proteção ao Voo (SNTPV) cancelou nesta segunda-feira (22/9) a greve dos funcionários da Nav Brasil que aconteceria amanhã (24/9).

Dos 810 participantes na votação, 530 aprovaram a suspensão. Em nota à Coluna, o vice-presidente do SNTPV, Lucas Borba, informou que a empresa apresentou uma proposta, mas o movimento pode voltar caso ela não cumpra o acordado.

No reboque
A Comissão de Relações Exteriores do Senado ouvirá hoje o Embaixador Rubens Barbosa, presidente do Instituto de Relações Internacionais e Comércio Exterior e ex-embaixador em Londres e Washington.

Rubens debaterá a relevância do Brasil no cenário internacional. Ele tem sido um dos críticos mais duros da atual Política Externa Brasileira, liderada por Celso Amorim e que mantém o Itamaraty a reboque.

Alumínio em alta
O consumo de alumínio no Brasil cresceu 4,6% no 1º semestre de 2025, atingindo 947 mil toneladas, devido ao impacto do tarifaço norte-americano nas cadeias internacionais de suprimentos.

No entanto, as exportações de produtos transformados caíram 11% em relação ao mesmo período de 2024. As informações são da Associação Brasileira do Alumínio.

Lítio verde
O relatório “Soluções em Clima e Natureza do Brasil”, publicado pelo Instituto Itaúsa e o Instituto Arapyaú, destacou a Sigma Lithium como exemplo para a agenda climática global.

O modelo de produção de “lítio verde” da empresa, no Vale do Jequitinhonha (MG), usa energia 100% renovável, recircula 90% da água e não usa barragens ou químicos nocivos. O que é essencial para a transição energética global.

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos canais de comunicação do O Hoje para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.