Coluna

Serviços e obras, foco de Rogério para chegar no segundo turno

Publicado por: Wilson Silvestre | Postado em: 21 de maio de 2024

“Quando se olha para os pré-candidatos a prefeitos de Goiânia e dá uma peneirada no que dizem, chega-se a seguinte conclusão: Rogério Cruz é o único entre todos a ter o que mostrar aos goianienses, principalmente em obras estruturantes com visão de futuro da cidade”, disse à Xadrez o presidente do Solidariedade em Goiás e Secretário de Infraestrutura, Denes Pereira. De fato, um executivo público tem que mostrar aos cidadãos, que ele entrega o prometido e anunciado em seu mandato. No caso de Rogério, nos últimos três anos, ele errou muito no campo político e na comunicação. Ao consumir o maior tempo de sua gestão para administrar varejos de vereadores e se tornar refém do legislativo municipal, seus adversários aproveitaram para criar o conceito de que “o prefeito não fez nada”. Para piorar, sua comunicação institucional, desconectou ele do esforço para viabilizar obras importantes à população, além disso, sua comunicação política só apareceu recentemente. Agora, com Paulo Moura, seu novo profissional de marketing e estratégia eleitoral, o conceito será o “muito que Rogério fez por Goiânia”. Quanto aos adversários e críticos de plantão, auxiliares próximos ao prefeito dizem que ele está mais preocupado em administrar a cidade. “A campanha política é uma consequência que o goianiense saberá avaliar no momento do voto”, dizem.

Lideranças do DF na eleição do Entorno

Embora não tenha eleição municipal no Distrito Federal, os atores políticos se movimentam em busca de protagonismo. Muitas lideranças de variadas siglas aproveitam para estreitar laços políticos com cidades do Entorno. A influência é tão grande que dificilmente não tem um deputado federal ou distrital que não estejam engajados na campanha dos pré-candidatos a prefeitos no Entorno.

Continua após a publicidade

Fé e política

Anápolis não é a cidade mais evangélica, mas tem tradição judaico-cristã desde a sua fundação. Por conta desse conceito, dificilmente aparece um candidato a qualquer cargo eletivo que não esteja ligado ao segmento. Nesta eleição para prefeito do município, tanto o candidato do PL, Márcio Corrêa quanto Eerizania Freitas (UB), são evangélicos.

Divididos, mas…

…podem se unir em um segundo turno, caso o pré-candidato do PT, Antônio Gomide mantenha o favoritismo nas pesquisas. Márcio é apoiado pelo ex-presidente Jair Bolsonaro, adversário juramentado do PT e Eerizania conta com a força do Republicanos, também com maioria evangélica.

Crea e o agro

O presidente do Crea Goiás, engenheiro Lamartine Moreira, recebeu a visita na quinta-feira (16) de representantes da Aprosoja, Faeg e produtores rurais acompanhados pela deputada federal, Marussa Boldrin (MDB). Ela é engenheira agrônoma e quer estreitar mais a relação profissional do Crea Goiás ao agronegócio.

Fiscalização

Entre as pautas discutidas no encontro, a fiscalização de lavouras pelo Crea Goiás. “Esta reunião é importante porque cada um tem o seu papel e, às vezes, temos dificuldade em dialogar. Então, esse diálogo hoje é fundamental para alinharmos os diferentes interesses”, destacou Marussa Boldrin.