Coluna

Sintonia entre Caiado e Daniel indica união da base para 2026

Publicado por: Wilson Silvestre | Postado em: 06 de outubro de 2023

Nunca é demais repetir que, na política, os gestos e ações dizem muito sobre o humor dos agentes públicos, seja no Legislativo ou Executivo. Quando se trata de aliado então, os gestos têm significados de aprovação ou desagrado. No caso do vice-governador de Goiás e presidente do MDB no Estado, Daniel Vilela, os parâmetros políticos que aferem o grau de sintonia política e administrativa entre ele e o governador Ronaldo Caiado, até agora, mostram que não houve tropeços. Os dois falam a mesma língua e seguem a liturgia gerida pela união política e fartos de exemplos, desde quando Ronaldo Caiado foi reeleito em 2022. A leitura que sedimenta a confiança em Daniel está no fato que, pela 5ª vez, o vice assume o governo de Goiás no dia 2 de outubro, quando Caiado viaja para a China e só retorna no dia 14. O governador é um político experiente e enxadrista que mergulha na mente de seus interlocutores antes de emitir opinião ou sinalizar movimentos. Portanto, ao delegar várias missões ao seu vice, ele testou sua capacidade em formular discussões e defender os interesses dos goianos. Essa segurança teve seu ápice quando delegou a Daniel liderar uma missão precursora na China. Se Daniel não tivesse cumprido a missão com êxito, Caiado não faria essa viagem e deixaria o governo nas mãos de alguém que ele não confia. Afinal, nenhum governador abre espaço político a um vice se ele não tiver sua total confiança.

Bem com todas as siglas, mas…

Depois de inúmeras entrevistas e aparições em debates, congressos e seminários, sendo que em todos eles se posicionou como um democrata, Caiado desponta como um expoente da direita civilizada. Até agora, ele tem conseguido manter o equilíbrio entre todas as siglas partidárias, tanto a nível de Goiás quanto nacional.

Continua após a publicidade

… focado em Goiás

Mesmo sendo pressionado pelos aliados, Caiado não cede em discutir eleições municipais no Estado, principalmente em Goiânia. A razão de sua resistência é pelo fato de estar focado na gestão. Se priorizar nomes, vira pré-campanha eleitoral e acaba contaminando a gestão.

Coletiva Rogério

O prefeito de Goiânia, Rogério Cruz (Republicanos), concede entrevista à imprensa, nesta sexta-feira (6), às 11h, sobre a programação de aniversário de 90 anos da Capital. A coletiva será realizada no Salão Nobre, no 6º andar do Paço Municipal.

Festa popular

“A Prefeitura de Goiânia preparou um calendário especial com grandes shows e diversão para todas as idades, além de ações e práticas esportivas, saúde e diversos serviços à população. Um momento de celebração que será levado a todas as regiões”, destaca Rogério.

Gugu X Equatorial

O deputado estadual por Itumbiara, Gugu Nader (Agir), marcou audiência pública para o dia 30 de outubro para discutir as frequentes quedas de energia elétrica em Goiás. Depois de reuniões com a diretoria da Equatorial, Gugu concluiu que a “empresa precisa dar uma satisfação à sociedade goiana sobre as constantes e longas faltas de energia”.

PSD-DF 12 anos

Um jantar promovido pelo presidente do PSD em Brasília, empresário Paulo Octávio, para comemorar os 12 anos da legenda, reuniu as principais estrelas do partido. Dividiram mesa o presidente nacional Gilberto Kassab, o governador do Paraná, Ratinho Jr., os ministros Carlos Fávaro (Agricultura) e André de Paula (Pesca).

Depois da soja…

… agora é a vez da produção do algodão brasileiro, prestes a alcançar o topo do ranking mundial de exportações e ultrapassar os Estados Unidos. Goiás e Mato Grosso do Sul são grandes produtores da fibra. (Especial para O Hoje)