Coluna

STF dá gás à pré-campanha e envolve Marconi, Kajuru e procurador

Publicado por: Yago Sales | Postado em: 04 de maio de 2022

O ministro Gilmar Mendes do STF acendeu a fogalha da pré-campanha eleitoral de 2022 ao determinar que a denúncia contra Jayme Rincón e Marconi Perillo, investigados na Operação Cash Delivery, fosse arquivada. Logo um vídeo, com tom denuncioso, passou a circular nas redes sociais e inculcar na militância tucana um ar vitorioso. Não se sabe quem produziu o vídeo, com áudios do senador Jorge Kajuru (Podemos), mas coincidiu com a divulgação em massa da decisão da Suprema Corte. O locutor, sob a trilha sonora de suspense, acusa Kajuru de ter, num churrasco na casa do promotor Fernando Krebs, o então vereador teria sido o “mentor intelectual” da prisão de Marconi Perillo a poucos dias das eleições ao lado do procurador (chamado de esquerdista pelo narrador do vídeo) Mário Lúcio Avelar. Marconi foi preso e perdeu a vaga do Senado: venceram Jorge Kajuru e Vanderlan Cardoso (PSD). O caso toma, claro, numa proporção menor, proporção ao estilo do caso Lula, quando o juiz Sergio Moro, em vazamento do The Intercept Brasil, foi desnudado com troca de mensagens com procuradores.

“Mentira”

Em conversa com a Coluna Xadrez, Fernando Krebs disse que o vídeo é “Totalmente infundado e incabível”. Segundo ele, a fala de Kajuru foi uma montagem e que já tomou providências judiciais por “injúria e difamação”.

Só que…

Inicialmente, Kajuru confirmou à Xadrez que os áudios eram dele, inclusive sobre ter participado de churrasco na casa de Krebs. Mas, questionado sobre, por exemplo, ter parte do texto incluído na peça do procurador Mário Lúcio Avelar, titubeou e pediu para ouvir o áudio, enviado pelo colunista. Em uma segunda ligação, disse que não havia recebido o conteúdo no mesmo número que atendia.

Denúncia

Estudantes da Escola Municipal Orlando de Moraes e professores denunciam truculência de dois agentes da Guarda Civil Metropolitana de Goiânia. É que os servidores entraram na unidade, enfileiram as crianças e jogaram spray de pimenta.

Impacto

Na terça-feira (3), o governador Ronaldo Caiado esteve no programa Balança Geral, da Record TV. Ele respondeu a perguntas de Oloares Ferreira, apresentador do programa de maior audiência da TV goiana, sobretudo relacionados aos programas sociais.

Ufa!

Nesta quarta-feira, o governador Ronaldo Caiado começa o dia em Rio Verde com a inauguração da obra de um colégio estadual que se arrastava desde 2018 ao custo de R$ 5,3 milhões.

Fé e agropecuária

Às 14h Caiado vai estar ao lado do prefeito de Trindade, Marden Júnior, onde conversa com a imprensa sobre a Festa do Divino Pai Eterno. No início da noite, o governador participa da 63ª Exposição Agropecuária de Anápolis (Expoana), organizada pelo Sindicato Rural de Anápolis.

Aqui, não

Após avanços de José Eliton no círculo petista, a deputada Adriana Accorsi reafirmou que o ex-reitor da PUC, Wolmir Amado, é o pré-candidato do PT ao governo de Goiás.

Curta

O vereador Lucas Kitão (PSD) apresenta um projeto de lei que inclui o Dia do Cientista Político no calendário de Goiânia.

Compartilhe: