STF retoma os interrogatórios com o almirante da Marinha Almir Garnier
Os interrogatórios são retomados na sala de sessões da Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF), nesta terça-feira (10). O primeiro réu a ser interrogado é o comandante da Marinha no governo do ex-presidente Jair Bolsonaro, o almirante Almir Garnier. De acordo com o tribunal, os questionamentos prosseguirão pela ordem alfabética dos demais réus do grupo.
Além de Cid e Ramagem, o “Núcleo 1” ou “Núcleo Crucial” é composto por Almir Garnier, Anderson Torres, Augusto Heleno, Jair Bolsonaro, Paulo Sérgio Nogueira e Walter Braga Netto. Eles serão ouvidos em audiências previstas para acontecer ao longo desta semana.
Leia mais: STF inicia interrogatórios do “núcleo crucial” da tentativa de golpe de Estado
Segundo a Procuradoria-Geral da República (PGR), esse núcleo teve papel central na tentativa de golpe. O esquema envolveu outros 26 réus, que foram divididos em outros três grupos distintos de acordo com seu papel na trama.
O grupo responde por tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, tentativa de golpe de Estado, participação em organização criminosa armada, dano qualificado e deterioração de patrimônio tombado.
No caso de Alexandre Ramagem, a investigação sobre fatos ocorridos após sua posse como deputado federal, em janeiro de 2023, está suspensa até o fim do mandato.