O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

sábado, 23 de novembro de 2024

Vale tudo na ‘guerra’ digital em busca do cidadão-eleitor

Desde a entrada em cena das plataformas digitais como ferramenta de comunicação política que a busca pelo voto passou a ser um território minado

Ilustração: Takeshi Gondo

Desde a entrada em cena das plataformas digitais como ferramenta de comunicação política que a busca pelo voto passou a ser um território minado. Guardadas as devidas proporções, seria como a fronteira que separa as duas Coreias na Ásia Oriental: um campo minado. Só que, no lugar de bombas e artefatos bélicos, narrativas que visam ‘desconstruir’ a credibilidade dos adversários. O vale tudo na ‘guerra’ digital para conquistar o voto do cidadão-eleitor encontra nas redes sociais os meios rápidos para alcançar esse objetivo.

Por ser uma ferramenta democrática e acessível a todos, tornou-se o melhor instrumento para vasculhar a vida passada e presente daqueles que disputam cargos eletivos, principalmente para prefeito. Não importa o tamanho do município ou o número de eleitores. Se o candidato teve algum deslize, por menor que seja, e estiver em vantagem sobre o adversário, corre o risco de ter sua vida devassada. Essa exposição negativa ganha intensidade à medida em que se aproxima o dia 6 de outubro, quando as urnas vão receber o julgamento do eleitor.

Em Goiás, cidades importantes com maior número de eleitores e polarizadas entre grupos políticos, ataques aos adversários têm sido frequentes. Rio Verde é um dos municípios onde os guerrilheiros digitais atuam contra os adversários do candidato oficial, Wellington Carrijo (MDB). O alvo preferencial tem sido o candidato do PL, Lissauer Vieira, mas também Oswaldo Fonseca (Republicanos). Nem a deputada federal Marussa Boldrin (MDB) escapa dos ‘talibãs’ das redes fakes. Seu pecado foi a demora em declarar apoio ao grupo do prefeito Paulo do Vale.

Aparecida e Anápolis não escapam

Coincidência ou não, os candidatos a prefeito que mais têm sido atacados na guerra digital são do PL. Sem entrar no mérito sobre quem iniciou o ‘ataque’, em Aparecida, o candidato de oposição, deputado federal Professor Alcides, tem sido bombardeado na ‘desconstrução’ midiática devido a um momento de ira com uma mulher em seu estabelecimento de ensino. Em Anápolis, o candidato a prefeito Márcio Corrêa (PL) foi acusado pelo seu adversário e prefeito em fim de mandato, Roberto Naves (REP), de ter um ex-segurança envolvido em crime. O que o Márcio tem a ver com isso? Mas vale a narrativa de desconstrução.

Michelle e Bolsonaro

A candidata a prefeita de Valparaíso pelo Solidariedade, Maria Yvelonia, sacramenta o seu perfil de direita ao ter o casal Jair Bolsonaro e Michelle engajado na sua campanha. Neste domingo (22), eles participam de carreata em Valparaíso de Goiás para apoiar e turbinar a campanha de Maria Yvelonia. Está prevista também a participação da senadora Damares Alves (REP).

Caiado no Entorno

Nesta quarta-feira (18), o governador Ronaldo Caiado (União) volta ao Entorno para reforçar a candidatura a prefeito de aliados. Começa por Luziânia, segue para Cidade Ocidental, passa por Valparaíso e encerra em Novo Gama.

Elogio a Mangão

Em vídeo, o governador Ronaldo Caiado não economiza elogios à gestão do prefeito de Novo Gama, Carlinhos do Mangão (PL). “Eu estou muito satisfeito de ter um parceiro como o Carlinhos, que transformou Novo Gama e por isso apoio sua reeleição. Ele é um dos melhores prefeitos e por isso tem quase 80% de aprovação. Vamos juntos, Mangão é 22!”

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos canais de comunicação do O Hoje para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.
Veja também