Sudoeste ou Entorno podem indicar vice de Daniel e de Wilder em 2026
Aparentemente, a eleição de 2026 está muito distante, mas os atores políticos que desejam disputar o governo de Goiás, se movimentam em duas regiões do estado: o Sudoeste e o Entorno do Distrito Federal. São dois enclaves que, dependendo das negociações, podem indicar o vice tanto de Daniel (MDB), Wilder Morais (PL) ou até mesmo […]
Aparentemente, a eleição de 2026 está muito distante, mas os atores políticos que desejam disputar o governo de Goiás, se movimentam em duas regiões do estado: o Sudoeste e o Entorno do Distrito Federal. São dois enclaves que, dependendo das negociações, podem indicar o vice tanto de Daniel (MDB), Wilder Morais (PL) ou até mesmo de Marconi Perillo (PSDB). Não é à toa que o tucano tem sido figura frequente em Rio Verde. O município é a ‘porta de entrada’ do agronegócio goiano e o prefeito, Paulo do Vale (UB) trabalha para eleger o sucessor, Wellington Carrijo (MDB). Se conseguir, cacifa para ser o vice da base caiadista. Na oposição, o ex-presidente da Alego, Lissauer Vieira (PL) luta para vencer a máquina de Paulo do Vale e indicar o vice de Wilder. A região, além de estratégica, é o coração da direita em Goiás e do conservadorismo, além de mola propulsora da economia do estado. No outro extremo, o Entorno do Distrito Federal é a região com o maior número de eleitores que, nos nove municípios que fazem fronteira com Brasília, tem aproximadamente, quase 600 mil votantes. Ao abranger a Região Integrada de Desenvolvimento do Distrito Federal e Entorno (RIDE) com seus 29 municípios, tem quase 1 milhão de eleitores, portanto, um acervo de votos nada desprezível.
Cotados: Dr. Lucas, Pábio e Sorgatto
Por conta dessa afinidade política de Ronaldo Caiado com o Entorno do DF, fala-se que três lideranças da base caiadista são cotadas para ser indicado vice de Daniel Vilela: Dr. Lucas Antonietti (Águas Lindas), Diego Sorgatto (Luziânia), os dois do UB e Pábio Mossoró, de Valparaíso. Nesse caso, Pábio deixaria o MDB e migraria para o UB.
Lêda com Wilder
Caso Wilder seja o candidato a governador em 2026 pelo PL, um dos nomes mais ventilados no Entorno para vice, é o da deputada federal, Lêda Borges (por enquanto no PSDB).
Caiado palestrante
A partir desta quarta-feira (6 a 7), mais de 100 autoridades do país e do exterior vão discutir em Brasília, soluções para segurança pública e direitos humanos em regimes democráticos. O seminário é promovido pelo Instituto para a Reforma das Relações entre Estado e Empresa (Iree) e o Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa (IDP). Ronaldo Caiado é um dos governadores palestrantes.
Gayer no Secovi
O Sindicato dos Condomínios e Imobiliárias de Goiás (Secovi Goiás) recebeu nesta segunda-feira (3) o senador Wilder Morais (PL), o deputado estadual Eduardo Prado e o pré-candidato a prefeito de Goiânia, Gustavo Gayer e seu vice, Fred Rodrigues, do PL. Agenda faz parte da série de reuniões do Secovi Goiás com os pré-candidatos a prefeito de Goiânia.
Leréia aprovado
A gestão do prefeito de Minaçu, Carlos Alberto Leréia (PSDB), tem média de 60% na aprovação da sua gestão conforme pesquisas feitas por institutos de credibilidade como o Grupom, Serpes e outros. Este capital político dá larga vantagem a Leréia na caminhada rumo à reeleição.