O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

sábado, 10 de janeiro de 2026

Siglas grandes terão suplentes na Alego com 40 mil votos

Nilson Gomespor Nilson Gomes em 11 de outubro de 2025
suplentes
Foto:Maykon Cardoso/ Alego

Os partidos grandes estão com mais um problema maior que eles, a montagem das nominatas para deputado. À medida que se aproxima 4 de abril, o suor frio toma conta. Veja-se o caso de União Brasil (de Ronaldo Caiado), do MDB (de Daniel Vilela), do PL (de Wilder Morais), do PT (de Adriana Accorsi) e do PSD (de Vanderlan Cardoso). Simplesmente ninguém comum os quer: a exigência será de votação gigantesca. Haverá cadeira na Assembleia para deputado com 20 mil votos e banco na praça para suplente com 40 mil.

 

Em 2022, 3 suplentes tiveram mais de 30 mil votos e 5 titulares com 20 mil ou menos. O quadro vai se acirrar pela dinheirama desenfreada dos últimos 4 anos. Nos 5 partidos citados acima, ninguém vai se eleger com menos de 40 mil, enquanto os nanicos terão vaga para quem fizer de 15 mil em diante. Depois da posse, a quantidade de votos não interessa.

 

No quadro de hoje na Alego, diante do troca-troca de cadeiras para dar chance a quem está de fora, são 16 partidos presentes. União Brasil e PP são uma federação e, juntos, estão com 11 deputados. Quem entrar hoje em qualquer dos dois só pode sonhar em ser o 12º mais votado. Em 2022, pra dar 12 só juntando UB e MDB. Para onde vai o sonhador? Para o pequenino Solidariedade. Pequenino nada: tem 5, a soma do PP de Alexandre Baldy (3) e do PSDB de Marconi Perillo (2).

 

É uma conta dificílima, pois muda todo dia. Exemplo: esse mesmo Solidariedade está a ponto de perder todos os seus deputados, ótimo para quem quer entrar. Temendo não filiar o suficiente, vão migrar para quem está sem, como o PRTB. São R$ 2 milhões por mês para cada deputado estadual, porém é custoso chegar lá sem a montanha de reais de lá. 

 

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos canais de comunicação do O Hoje para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.