Coluna

Talles Barreto pode deixar PSDB e compor com base de Caiado

Publicado por: Venceslau Pimentel | Postado em: 26 de junho de 2021

A julgar por declarações, atos e gestos, o deputado Talles Barreto pode deixar o PSDB e se filiar a um partido da base aliada do governador Ronaldo Caiado (DEM). Um dos sinais mais claros da aproximação foi a defesa que fez da Proposta de Emenda à Constituição que o Executivo enviou à Alego, que trata da prorrogação do teto de gastos até 2031, na contramão de colegas de bancada. Em outro momento, o tucano rasgou elogios a Caiado, pela inclusão de novos profissionais na fila de vacinas contra a Covid-19. “Nós estamos com o coração grato por saber que Poder Executivo teve a sensibilidade de incluir categorias na ordem de vacinação”, agradeceu. No entanto, qualquer movimento fora do PSDB ainda vai depender de uma conversa com Marconi Perillo. 

Alijado  

A insatisfação de Talles Barreto cresceu após ter sido preterido no processo de escolha do presidente do PSDB, que ficou sob o comando do ex-governador José Eliton. 

Continua após a publicidade

Promessa  

Duramente criticado por ter renunciado ao mandato de deputado federal, nas eleições de 2002, a pedido de Lula, para presidir o Banco Central, Henrique Meirelles, pré-candidato a senador por Goiás, se apressa em dizer que, se eleito, vai cumprir os oito anos de mandato. 

Cravado 

A impressão do deputado federal pelo PSD, Francisco Junior, é de que Meirelles seja candidato ao Senado na chapa encabeçada por Ronaldo Caiado. 

Reforço 

Ao que tudo indica, o candidato a presidente da OAB-GO, Rafael Lara, deve receber apoio formal do ex-prefeito Iris Rezende. Saiu do escritório do emedebista satisfeito com o adjetivo que recebeu: competente, com potencial para fazer a diferença. 

Avanços  

A convite do Conselho Estadual de Educação, o secretário-chefe da Governadoria, Adriano da Rocha Lima, participou ontem de sessão plenária, quando apresentou avanços na educação goiana. 

Não recomenda 

Acometido pela Covid-19, o deputado Henrique Arantes (MDB) revelou que comprou hidroxicloroquina, mas que não fez uso do medicamente. Se tivesse tomado, diz que teria o seu quadro agravado. Ele se recupera em casa, depois de um quadro grave de infecção no pulmão.  

Ponta do lápis  

Na próxima semana, a secretária da Economia, Cristiane Schmidt, tem compromisso com a Comissão de Finanças da Alego, para apresentar as contas do Governo do primeiro quadrimestre de 2021. 

Crescente  

Nos primeiros quatro meses desde ano, a receita do Estado chegou a R$ 10 bilhões, conforme o demonstrativo de arrecadação da Secretaria da Economia, com destaque para o ICMS, maior fatia do bolo. 

CURTAS  

– Prefeitura de Goiânia abre caminho para vacinar profissionais da imprensa, no próximo dia 23, contra a Covid-19, sem necessidade de agendamento. 

– Por decreto, o tradicional Colégio Lyceu da cidade de Goiás ganhará a denominação de Professor Alcide Jubé.