Coluna

Três cidades do Entorno onde a oposição ainda não assusta

Publicado por: Wilson Silvestre | Postado em: 10 de agosto de 2023

Algumas cidades do Entorno de Brasília chamam a atenção pelo fato de ter poucos nomes consistentes de oposição, ou seja, quem vai disputar a reeleição está “nadando de braçadas” sem resistência. Da mesma forma, quem suceder o atual mandatário, salvo algumas exceções, também vive na zona de conforto do favoritismo. Começando pelas três principais cidades em número de eleitores e população: Luziânia, onde o prefeito Diego Sorgatto (União) disputa a reeleição praticamente sem oposição. Sua oponente, Diretora Ana Lúcia, está restrita ao Jardim Ingá. Valparaíso, comandada pelo prefeito em segundo mandato, Pábio Mossoró (MDB), tem tudo para eleger o sucessor. Ele dividiu o grupo entre o União Brasil e MDB e seu sucessor deve sair de uma destas siglas. Detalhe: a única oposição consistente é do grupo da deputada federal Lêda Borges (PSDB), que até agora não tem um nome competitivo. Por último, Águas Lindas também vive algo semelhante a Luziânia. O atual prefeito, Dr. Lucas Antonietti (Podemos), disputa a reeleição como favorito pois o único oponente que pode ameaçar seu mandato é o ex-candidato a prefeito Túlio Santillo. Embora tenha muitos outros nomes se dizendo candidatos, querem mesmo é ‘cavar’ a vaga de vice na chapa do Dr. Lucas.

Gracinha mostra força politica

A contar pelo número de lideranças políticas como prefeitos, ex-prefeitos, primeiras-damas e secretários municipais da área social, a primeira-dama de Goiás, Gracinha Caiado, líder e gestora dos programas da rede de proteção social do Governo de Goiás, só não será candidata ao Senado se não quiser. Poucas vezes se viu um evento de governo reunir tantas lideranças em um único local. Sinal de que Gracinha Caiado tem voto e capital político.

Continua após a publicidade

Telma e Cruz

Na linha de frente na recepção ao governador Ronaldo Caiado e Gracinha, o casal Telma Cruz e o prefeito de Goiânia, Rogério Cruz (Republicanos). Ambos, bem descontraídos, se postaram ao lado do governador e de Gracinha.

Yvelonia social

Não passou despercebido aos mais atentos o gesto de Rogério Cruz e Telma terem levado sua secretária de Ação Social, Maria Yvelonia, ao encontro das primeiras-damas. A leitura é que o casal tem apreço e reconhece a importância do trabalho de Gracinha em Goiânia.

Daniel e Mendanha

O vice-governador Daniel Vilela e sua mulher, Iara Alves, juntamente com o ex-prefeito de Aparecida, Gustavo Mendanha, e sua esposa, Mayara, também fizeram coro no reconhecimento do trabalho social do governo Caiado.

Força do MDB

Mais de uma década depois, o MDB do Entorno de Brasília volta a ter maior protagonismo na corrida para prefeito nos principais municípios da região. Esta é a avaliação do deputado federal Célio Silveira (MDB), que lista pré-candidatos a prefeitos com chances de vitória em Cristalina (Jean Eustáquio), Cidade Ocidental (Alex Batista) e Valparaíso (pode ser um nome do União Brasil ou do MDB).

Catalão cultural

Nesta sexta-feira (11), a Academia Catalana de Letras comemora os 50 anos de existência com um coquetel festivo para convidados. Serão  lançados cinco novos livros de autores catalanos, editados sob o patrocínio da Prefeitura Municipal de Catalão.

Policarpo III

Ok, você venceu! Deve ter sido a frase dos adversários do presidente da Câmara de Vereadores de Goiânia, Romário Policarpo, ao saber da decisão do Tribunal de Justiça de Goiás (TJGO) em manter o seu terceiro mandato. (Especial para O Hoje)