Coluna

Tri Policarpo, a esfinge que Rogério Cruz tenta decifrar

Publicado por: Wilson Silvestre | Postado em: 04 de janeiro de 2023

A queda de braços entre o tri presidente da Câmara de Vereadores de Goiânia, Romário Policarpo – eleito três vezes em sequência – e o prefeito de Goiânia, Rogério Cruz (Republicanos), tende a perdurar por um bom tempo. Embora para o público apareçam trocando amabilidades, nos bastidores do serpentário político o que não faltam são conspirações expondo um outro quadro. Mais agora que Policarpo exerce controle absoluto sobre as excelências da Câmara. No contraponto, o prefeito usa a força da caneta, forçando um empate no jogo de poder. Na busca de respostas para o “decifra-me ou te devoro”, Cruz trabalha para entender a verdadeira intenção de Policarpo. No entanto, como bom jogador de game, Policarpo exercita as principais características do game virtual: conquistar, explorar e depois socializar. Até agora Rogério decifrou o ponto conquistador de Policarpo, mas ainda não conseguiu identificar o que ele quer explorar. Na bolsa de especulações, a aposta é que Policarpo busca mais poder além da Câmara. Para barrar as pretensões de Policarpo, Rogério resiste em nomear, remanejar ou substituir auxiliares para acomodar “os da Câmara”. Resultado: mesmo com dinheiro em caixa, a gestão Rogério não avança colocando em risco sua reeleição. Por outro lado, a população começa prestar mais atenção nos vereadores e fazer anotações para serem lembradas em 2024.

Bivar garante apoio do UB

O presidente do União Brasil, deputado federal Luciano Bivar disse à Zadrez nesta terça-feira (3), que teve conversa com todos os 59 deputados do partido e obteve garantia de apoio nas votações do governo. “Sempre tem alguma discordância numa sigla grande como a nossa, mas a maioria concorda com o acordo partidário com o PT”.  

Continua após a publicidade

Discórdia na Funasa
Quando o cobertor é curto, cobre-se a cabeça mas os pés ficam descobertos ou vice e versa. Esse é o dilema que Luiz Inácio Lula da Silva enfrenta para acomodar tanta gente em seu governo. Entre as encrencas, o PP, MDB e o PSD ameaçam rebelar-se por conta da medida provisória de Lula extinguindo a Funasa. As siglas querem alterar o texto na tramitação no Congresso.

Republicanos

Lula nem sentou direito na cadeira presidencial e o Republicanos que havia jurado “oposição propositiva” ao petista, sinaliza que está doido para uma prosa. Marcos Pereira se esgueira discretamente para apoiar o PT no Congresso, mas quer a próxima vaga do TCU.

Aleandro e o IBGE

O prefeito de Santo Antônio do Descoberto, Aleandro Caldato (UB) discorda do resultado do Censo 2022 feito pelo IBGE no município. “Pela primeira vez na história do Entorno, uma cidade perde quase 10 mil habitantes sendo que a tendência sempre foi crescimento”, lamenta Caldato. O IBGE afirma que o município tem 68.654 habitantes, mas o prefeito diz mais de 70 mil.

Planaltina contesta

Assim como Aleandro de Santo Antônio, o prefeito de Planaltina, Delegado Cristiomário (UB) entrou na justiça contestando os números do IBGE que mostra  o município com 108.846 habitantes. Pelas contas da prefeitura que consta no processo na área Cível de Formosa, são 117.852 habitantes.

Queda no FPM

O censo paralelo feito pelas prefeituras não é novidade já que dezenas de prefeituras nos últimos anos, contestam os resultados do IBGE. Tem uma explicação econômica para isso. A queda do número de habitantes em um município significa menos repasses federais e estaduais, principalmente o FPM.