Coluna

Tributária pode aumentar tarifas e diminuir obras em saneamento

Publicado por: Wilson Silvestre | Postado em: 05 de setembro de 2023

Debates sobre a reforma tributária no Senado têm sido acirrados, a exemplo do que ocorreu na quinta-feira (31) na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE). De acordo com estudo desenvolvido pela GO Associados a pedido da Abcon Sindcon, que reúne as operadoras privadas de saneamento no Brasil, se o texto for aprovado como está, resultará no aumento da alíquota do setor de 9,3% para 27%. O diretor executivo da Abcon Sindcon, Percy Soares Neto, defende que as alíquotas dos serviços recebam alíquotas diferenciadas, conforme previsto para o setor de saúde. Dessa forma, teriam uma alíquota menor do Imposto sobre o Valor Agregado (IVA) a ser criado pela reforma tributária. Os representantes do setor de saneamento e esgoto alertaram para os riscos de um aumento da carga que inviabilize a prestação desses serviços. O presidente da CAE, senador Vanderlan Cardoso (PSD), tem feito sucessivas reuniões em seu gabinete para ouvir todos os envolvidos na discussão da reforma tributária. Ao setor de saneamento, ele pediu que forneçam estudos, com dados, para ajudar na tomada de decisão. No entanto, até o momento, não recebeu nenhum estudo detalhado sobre o impacto da reforma no saneamento. Senadores disseram que setores do governo não dispõem de informações básicas para permitir um debate adequado.

Lissauer à espera do PL

O ex-presidente da Alego, Lissauer Vieira (PSD), deu uma esfriada em relação à sua ida para o PL de Wilder Morais. Passada a euforia das conversas, em que ficou acertado Lissauer assumir o PL de Rio Verde, não se falou mais nisso. Para Lissauer, o PL seria mais adequado devido à maioria de seus eleitores serem de direita, enquanto o PSD é um aliado do presidente Lula.

Continua após a publicidade

Não vai atrás

“Ninguém do PL tocou no assunto, mas Lissauer segue firme em seu projeto de construção da candidatura a prefeito de Rio Verde. Ele não vai correr atrás do PL para assumir a legenda”, conta um aliado de Lissauer.

Brasil Júnior

Em Formosa, o multi empresário Brasil Júnior – ainda sem partido – constrói sua pré-candidatura a prefeito focado no tripé: resgate da autoestima da população, protagonismo político de Formosa e geração de empregos por meio da inciativa privada.

DNA político

Neto do ex-senador Mauro Miranda, emedebista histórico, Felipe Cecílio quer manter a chama do MDB ativa em relação à disputa pela Prefeitura de Goiânia. Ele se apresenta como mais um pré-candidato emedebista que teve 14.685 votos para deputado federal.

Idtech 18 anos

Desde 2012 à frente do Hospital Estadual Alberto Rassi (HGG) e a partir de 2018 do Hemocentro de Goiás, o Instituto de Desenvolvimento Tecnológico e Humano (Idtech) celebra 18 anos de fundação nesta terça-feira (5).

Alerta no agro

Produtores ligados ao agronegócio, principalmente da pecuária de confinamento, estão preocupados com a queda no preço da carne. Um desses confinadores bovinos disse à Xadrez que tem 2 mil bois fechados e não tem como vender devido ao prejuízo que terá na perda de escala. (Especial para O Hoje)