Quinta-feira, 28 de março de 2024

Coluna

Troca de farpas entre Fundepec e Agrodefesa com o fim de convênio

Publicado por: Wilson Silvestre | Postado em: 05 de janeiro de 2023

Há mais de 22 anos o Governo de Goiás por meio da Agrodefesa mantinha um convênio de repasses financeiros, mas a partir desta quarta-feira (4), esta parceria foi desfeita já que novas formas de contribuição do setor agropecuário foi normatizado pelo governo. A reação do Fundepec foi imediata que, por meio de nota, se disse “surpresa com a notícia veiculada por órgãos de comunicação que trata de eventual determinação do governo estadual pela não renovação de cooperação entre a Agrodefesa e o Fudepec”. O fundo alega que “nunca existiu acordo para a contribuição do Fundepec por meio de cobrança pela Agrodefesa aos pecuaristas”. Por sua vez, a Agrodefesa respondeu, também por meio de nota, que tem orçamento próprio e fonte de receitas próprias, mas que o Termo de Cooperação previa o aporte financeiro à Agrodefesa de até 10% do total arrecadado pelo Fundepec. “No entanto, a Agência não possui nenhum controle ou recebe relatórios do que realmente é arrecadado pelo fundo, situação que gera dúvidas sobre o percentual repassado”. Sugerindo que falta transparência no que realmente é destinado ao estado.

Fundeinfra optativo

A nota da Agrodefesa reforça que a incidência do Fundeinfra será apenas sobre produtos que recebem benefícios fiscais e com caráter optativo. “O produtor rural que optar por não contribuir com o referido fundo, estará abdicando de vantagens que vem recebendo em regimes especiais de tributação”.

Continua após a publicidade

Daniel visita Caiado

Mesmo com restrições de visitas, o governador Ronaldo Caiado (UB) recebeu o seu vice, Daniel Vilela (MDB) nesta quarta-feira (4) para uma prosa. O convite foi interpretado pelo meio político como sinal do protagonismo do vice no governo Caiado 2 ponto 2.

Na posse de Tebet

Nesta quinta-feira (5), Daniel Vilela cumpre agenda em Brasília na posse da amiga e ministra do Planejamento, Simone Tebet (MDB). Mais do que um gesto protocolar como presidente da sigla em Goiás, Daniel aproxima os interesses de Goiás junto ao governo do presidente Lula.

Pedro Sales

O futuro secretário de Infraestrutura, Pedro Sales deve ser um dos primeiros auxiliares que o governador Ronaldo Caiado terá agenda administrativa. A expectativa é que, ao ser aprovada pela Alego a nova pasta de Infraestrutura, que será comandada por ele, vai agregar a Agehab, Codego, Goinfra e Saneago. Sales tornou-se um dos mais hábeis interlocutores políticos de Caiado junto aos prefeitos, principalmente do Entorno de Brasília.

Mangão contesta

Mais um prefeito contesta o Censo 2022. Agora é o de Novo Gama, Carlinhos do Mangão (PL) que afirma estar errada a contagem de pessoas no município. “Como pode uma cidade com novas moradias sendo construídas, loteamentos e a população ter sido reduzida”? indaga Mangão. Ele alega que Novo Gama tinha no censo anterior 119.979 mil habitantes e agora caiu para 97.876, uma diferença de 22.103 habitantes.

Governadores e Lula

Está marcada para o dia 27 a reunião dos governadores como presidente Lula. Na pauta, o indigesto tema compensação das perdas do ICMS entre outros assuntos, mas Lula quer ouvir as demandas de cada um e as obras prioritárias em seus estados.