Coluna

Tucanos de volta ao Palácio em aproximação com Caiado

Publicado por: Venceslau Pimentel | Postado em: 05 de agosto de 2021

Bastaram dois anos e meio do fim melancólico do governo do PSDB para parlamentares tucanos voltarem ao Palácio das Esmeraldas, em comunhão com o até então adversário Ronaldo Caiado (DEM). Primeiro foi o deputado Francisco Oliveira, agora, Célio Silveira e Talles Barreto, que até então se autointitulava líder da oposição na Assembleia Legislativa. Os três são dados como favas contadas para a saída do ninho tucano, numa aproximação político-eleitoral com Caiado visando o pleito de 2022. E o processo se dá, inicialmente, ao comandarem comitivas de prefeitos, vereadores e lideranças de municípios que integram suas bases eleitorais. 

De plantão 

O setor jurídico do PSDB já foi acionado para estudar qual posição o diretório estadual, presidido pelo ex-governador José Eliton, deve tomar em relação aos “dissidentes”. 

Continua após a publicidade

Sem promoção 

A utilização de logomarca e slogan de gestão de governo pode ser proibida, caso Ronaldo Caiado sancione lei aprovada pela Assembleia, de iniciativa de Henrique Arantes (MDB). Vai valer apenas o uso do Brasão do Estado. 

Imposição  

Durante a sessão de ontem na Alego, deputados saíram em defesa do prefeito Rogério Cruz, de críticas de Alysson Lima (SD), sobre a taxa de lixo, argumentando que se trata de obrigação imposta por legislação federal. 

Da cadeia 

Como o prefeito de São Simão, Francisco Assis Peixoto (PSDB), não se licenciou do cargo, mesmo estando preso sob acusação de prática de pedofilia, ele continua dando ordens, já que o vice, Fábio Capanema (PP), continua à espera da soltura do chefe. 

Agenda política 

Depois de políticos do Mato Grosso do Sul, o presidente do PSD em Goiás, Vilmar Rocha, passou pelo Mato Grosso, onde se encontrou com o governador Mauro Mendes (DEM) e os ex-senadores Pedro Taques e Júlio Campos. 

Bem na fita 

Ainda sem resolver demanda no PP, se fica ou se sai do partido, o deputado Professor Alcides posou ao lado do presidente nacional da sigla, Ciro Nogueira, após sua posse como ministro-chefe da Casa Civil do governo Bolsonaro. 

Queda de braço 

O chefe da Procuradoria da República em Goiás, o bolsonarista Ailton Benedito, repercutiu decisão do MPF em abrir ação para que a UFG retoma aulas híbridas já neste semestre. Universidade insiste em sistema apenas remoto. 

Campo neutro

Atritados por conta de divergência sobre a pandemia, Ronaldo Caiado (DEM) e o governador do DF, Ibaneis Rocha (MDB), estivem ontem no mesmo ambiente, na posse de Ciro Nogueira na chefia da Casa Civil, em Brasília. 

CURTAS 

– Deputados que deixaram a base aliada de Caiado, na Alego, ensaiam aproximação com o governo. Paulo Trabalho (PSL) seria um deles. 

– O deputado Paulo Cezar Martins (MDB) voltou a discutir com o prefeito Gustavo Mendanha candidatura própria ao governo, em 2022.