Coluna

UB faz parte do governo Lula mas não vota de ‘porteira fechada’

Publicado por: Wilson Silvestre | Postado em: 28 de abril de 2023

O União Brasil comandado pelo deputado federal Luciano Bivar (PE) tem 59 votos na Câmara, mas, mesmo sendo associado do governo Lula, não vota de ‘porteira fechada’. A maioria dos deputados federais da legenda foram eleitos com votos da direita e conservadores, portanto, fica difícil explicar às suas bases que “são Lula desde criancinha”. Para complicar, no próximo ano haverá eleições municipais, pilar necessário para quem deseja voos mais ambiciosos em 2026. Luciano Bivar já disse ao ministro das Relações Institucionais de Lula, Alexandre Padilha (PT), para não contar com o apoio integral do UB nas CPMIs das Fake News, MST e dos atos antidemocráticos de 8 de janeiro. A turma já mandou recado de como vai se comportar: na votação da urgência do projeto das Fake News, só 19 deputados votaram com o governo.

PP é o pilar do ‘Centrão’

Por mais esforço que os operadores políticos do governo Lula façam para ter maioria no Congresso, principalmente na Câmara dos Deputados, esbarram no ‘Pilar do Centrão’, ou seja, nos Progressistas Ciro Nogueira e Arthur Lira. Esses dois são detentores de um capital de favores armazenado em seus cofres políticos muito além de seu partido. Até os deputados novatos já perceberam que ficar ao lado de Lira significa agilidade na liberação de emendas parlamentares. Lula sabe disso e negocia.

Continua após a publicidade

Página virada

“A questão da contribuição do Fundo de Infraestrutura é página virada dentro do governo”, disse uma fonte à Xadrez nesta quinta-feira (27). De fato, salvo uma ou outra voz isolada dentro do agronegócio se manifestando nas redes sociais, “é olhar para a frente e não no retrovisor”.

Obras à vista

Assim que os recursos forem aplicados em obras estruturantes, notadamente em boas estradas, a sensatez dos que se posicionaram contra volta ao leito da razão para perceber que tempos difíceis exigem a soma de todos.

Mire no exemplo

MT e MS só cresceram com a taxa. Os Estados vizinhos de produção de grãos, Mato Grosso do Sul e Mato Grosso, deram saltos desenvolvimentistas a partir da contribuição do setor produtivo do agronegócio.

Pé na estrada

O ex-deputado federal Vitor Hugo (PL) colocou o pé na estrada e percorre todo final de semana municípios que ele ajudou com emendas parlamentares e outros onde o PL é forte. Chapadão do Céu foi uma dessas cidades onde ele teve 40% dos votos para governador. “Participei na abertura da Expo Céu de uma audiência pública para definir o destino de R$ 1,7 milhão em recursos.”

Cursos gratuitos

A plataforma de Ensino a Distância (EAD) do Sistema OCB-GO oferece gratuitamente mais de 120 cursos de capacitação profissional. De acordo com o superintendente do Sistema OCB-GO, Jubrair Gomes Caiado, “o País necessita cada vez mais de mão de obra qualificada”. (Especial para O Hoje)