Um livro a 70 mãos e 35 cérebros brilhantes
A Escola Superior de Advocacia, em Goiânia, sedia eventos da Associação Brasileira dos Advogados Criminalistas nesta segunda-feira, 25 de agosto, a partir das 19h, na Rua 101, 123, Setor Sul. Será lançado o livro “Desafios da Advocacia Criminal em Tempos de (Neo)Constitucionalismo”, além de minipalestras e coquetel. A obra poderá ser adquirida da Emais Editora pelo WhatsApp (048) 99194-1502. É composta de ensaios de 35 brilhantes penalistas e processualistas. Foi organizada por Alex Neder, presidente da Associação Brasileira dos Advogados Criminalistas, a Abracrim-GO.
O presidente da Abracrim nacional, Sheyner Asfóra, é um dos autores dos ensaios, como também o ex-ministro Nefi Cordeiro (STJ); a primeira mulher a dirigir a Faculdade de Direito da Universidade Federal de Goiás, Bartira Miranda; Pedro Paulo Medeiros, desembargador no TRE-GO; Edemundo Dias, ex-secretário de Justiça do Estado de Goiás. Enfim, prefiro não descrever a duas mãos os donos das 70 que tão bem representam a advocacia criminal no Brasil, pois couberam na boa edição do livro, não em meia página de jornal. (Ainda assim, em breve deve sair outra reunião de textos com integrantes da Abracrim que não participaram desta obra).

Logo na apresentação, Elias Mattar Assad, ex-presidente da Abracrim, cita frase de um dos maiores advogados da História do Brasil, Técio Lins e Silva, sobre a entidade, que seria “a muralha dos indomáveis”. Além dos já citados, também aparecem na obra Adriana Spengler, Alberto Zacarias Toron, Alan Cabral Junior, Alexandre e Camila Cordeiro, Ana Paula Trento, Carlo Masi, Danilo Marques (outro organizador), Danilo Vasconcelos, Douglas Messora, Eduardo Moura, Fabrisio Vecchio, Fernanda Tinoco, Kelvin Wallace, Maíra Fernandes, Marcelo Di Rezende, Matheus Borges, Nayara Medeiros, Reginaldo Adorno Filho, Rodrigo Lustosa, Rogério Leal, Thomaz Rangel e as Mattar Assad, Caroline, Louise e Thaise.
Quem é Alex Neder
Alex Neder, que idealizou o livro, é mestre em Direito pela Universidade Autônoma de Lisboa (UAL), foi professor universitário, já ministrou centenas de palestras e publicou outros tantos artigos, tudo com o tema criminal. Desde a faculdade, se interessou pela área de atuação dos pais famosos, o promotor de justiça João Neder e a advogada Beatriz Neder. Mas não repassou a influência aos filhos, apesar de ser um pai também famoso: seu xará Alex está no 5º ano de Medicina e Ana Carolina logo se formará em Psicologia.
Nesta obra, o ensaio de Alex foi escrito a quatro mãos com sua mulher, a também advogada criminalista Graziela Sebba Neder. Comparam as legislações de Espanha, Alemanha e Portugal, onde ele morou quando fazia o mestrado. Alex já participou de mais cinco coletâneas de artigos e lançou “Direito Premial e Colaboração Premiada – A Delação como Forma de Produção Probatória na Investigação de Crimes Organizados”, sua tese na UAL, pela Juruá Editora.