Segunda-feira, 01 de julho de 2024

Coluna

União Brasil e MDB caminham para definir candidato a prefeito

Publicado por: Wilson Silvestre | Postado em: 24 de abril de 2023

Diante das dificuldades do prefeito de Goiânia, Rogério Cruz (Republicanos) em se firmar como candidato consistente à reeleição, o presidente do MDB e vice-governador, Daniel Vilela e lideranças do União Brasil, conversam sobre nomes para 2024. Do lado do UB, o presidente da Alego, Bruno Peixoto puxa a fila, mas tem outros pretendentes dentro da sigla. Um deles com bom acervo político em Goiânia, é o deputado estadual Virmondes Cruvinel Filho. Assim como Bruno, ele iniciou sua carreira como vereador na Capital, tem linhagem política já que seus país, Virmondes e Rose Cruvinel exerceram vários cargos eletivos e de gestão pública. São partidários e aliados do governador Ronaldo Caiado, no entanto, teriam que ir mais além: ter bons índices de aprovação da opinião pública para receberem um sinal positivo do governador. Por enquanto, o governador age como passarinho na muda: não pia, quando muito, faz cara de paisagem. Por sua vez, Daniel Vilela mantém conversas com a filha de Iris Rezende (1933-1921), a advogada e empresária Ana Paula. Se não conseguir convencê-la a disputar a prefeitura de Goiânia pelo MDB, não será surpresa se Daniel buscar um nome na base de Caiado ou mesmo nos quadros do MDB. Daniel sabe que o importante na política é manter a expectativa de poder e mais: agregar ao máximo novas lideranças para a legenda.  

Em busca de um sucessor

Prefeitos que estão no segundo mandato à frente da gestão de seus municípios, correm para manter o grupo que o elegeu duas vezes unido. Para complicar, além do cidadão-eleitor,  precisa escolher entre os aliados, quem tem chances de vencer os adversários.

Continua após a publicidade

Daniel do Sindicato

Eleito por uma ampla frente de partidos no primeiro mandato em 2016 e reeleito em 2020, Daniel [do Sindicato] Vaz Sabino (UB), aposta as fichas em seu fiel escudeiro e secretário de Governo, Jean Eustáquio (MDB). O problema é que o grupo de Daniel rachou e seu vice, Dr. Luiz Otávio Biazoto pode se juntar o o advogado Dr. Osório e complicar a vida de Jean.

André Fortaleza

Rompido com o prefeito de Aparecida, Vilmar Mariano (Patriota), o presidente da Câmara de Vereadores de Aparecida, André Fortaleza (MDB) tende a crescer na disputa pela prefeitura. Discretamente, Fortaleza intensifica diálogo com os “insatisfeitos com a gestão de Vilmarzinho”. A conferir.

Sustentável

O presidente do Tribunal de Contas dos Municípios (TCMGO), Joaquim de Castro abre nesta terça-feira (25), em Itapuranga, o 13° Encontro Regional, com o tema “Políticas Públicas e o Desenvolvimento Sustentável dos Municípios”. Foram convidados prefeitos da região, vereadores, secretários e gestores municipais.

Orientar e capacitar

O objetivo principal do encontro é orientar, e capacitar os administradores públicos para uma gestão cada vez mais qualificada, eficiente e efetiva.
As próximas edições serão Santo Antônio do Descoberto (4/5), Alto Horizonte (18/5), Quirinópolis (23/5), Catalão (30/5) e Goiânia (data ainda a ser definida).

Insegurança jurídica

Artigo deste domingo (23) em O Globo assinado pelo jornalista Merval Pereira, coloca o dedo em uma tema que ganha coro entre empresários e grandes corporações: a insegurança jurídica do País. Sob o título, “Um STF volúvel”, Merval critica as constantes mudanças de opinião dos ministros do Supremo.