Coluna

“Unidos pelo DF” venceu, mas Ibaneis e Celina são destaques

Publicado por: Wilson Silvestre | Postado em: 21 de junho de 2023

Nunca antes na história do Distrito Federal ocorreu uma mobilização política tão intensa e suprapartidária a favor de uma causa comum: a manutenção do Fundo Constitucional que sustenta saúde, educação e segurança no DF. De ex-governadores a deputados, senadores, empresários, lideranças políticas no Congresso e os ex-presidentes José Sarney (MDB) e Fernando Henrique (PSDB), todos deram sua contribuição. Mas o destaque entre todos vai para o governador Ibaneis Rocha (MDB) e sua vice, Celina Leão (PP). Esta dupla atuou como paladina em defesa de um recurso vital para a Capital da República. Em um primeiro momento, entrou em cena a vice, que bateu às portas dos poderosos de plantão Congresso, principalmente seu aliado e presidente da Câmara, Arthur Lira (PP). Pode parecer pouco, essa ação despertou a mídia nacional, que costuma retratar Brasília como uma unidade da federação cara e perdulária. Depois entrou em campo o governador Ibaneis Rocha mostrando ponto a ponto, a injustiça que se cometeria com os brasilienses. O apelo sensibilizou além dos senadores Izalci Lucas (PSDB), Leila Barros (PDT) e  Damares Alves (Republicanos), que cerraram forças nos bastidores. Tanto que o relator do PLP (Projeto de Lei Complementar) 93/2023 – que institui o Arcabouço Fiscal -, senador Omar Aziz (PSD-AM), retirou a tunga que o DF levaria.

O bom senso venceu a desconfiança

Na democracia, reivindicar é um exercício saudável e civilizatório na busca de melhorias para o conjunto da sociedade. Ao manter o FCDF, os agentes políticos evitaram os desgastes com lateralidades que só atrapalham a união de uma sociedade dividida por ideologias e preconceitos, principalmente com Brasília. Venceu o bom senso.

Continua após a publicidade

Tese de Lula

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) enrolou a língua novamente ao dizer, no sábado (17), em Abaetetuba, no Pará, “se todos tiverem pouco dinheiro, significa progresso, significa desenvolvimento, significa consumo, significa emprego, significa salário e significa educação”.

Crer em Trindade

Pelo quarto ano, durante a Festa de Trindade, o Centro Estadual de Reabilitação e Readaptação Dr. Henrique Santillo (Crer) garante atendimento aos fiéis que fazem a caminhada da fé. Equipes do hospital vão aferir pressão arterial e dar orientações de prevenção a lesões relacionadas às longas caminhadas.

Triste Sinfônica

Prestes a completar 30 anos de atividades agora em julho, a Orquestra Sinfônica de Goiânia não tem motivos para comemorar. Mergulhada na maior crise institucional desde sua criação, os músicos, que recebem o mesmo salário desde 2011, aguardam uma reestruturação prometida pelo prefeito Rogério Cruz em 2021.

Furtos de energia

Os municípios goianos de Luziânia, Aparecida, Senador Canedo e Caldas Novas são os campeões em registros de furtos de energia, conforme levantamento da Equatorial.

Papel político

Professor e consultor político, Paulo Kramer ministra curso sobre o papel político das emoções, valores e da personalidade à luz das mais recentes descobertas da Ciência Política Comportamental a partir das 20 horas desta quinta-feira (22). Será pela plataforma de ensino à distância Zoom. (Especial para O Hoje)