Coluna

Valdemar Costa Neto tenta colocar bolsonarismo na ‘direita civilizada’

Publicado por: Wilson Silvestre | Postado em: 20 de julho de 2023

Em tempos de narrativas e confrontos ideológicos, a boa política tende a ser esquecida e, em seu lugar, entra a luta para manter-se no poder ou conquistá-lo. A democracia plena depende muito da qualidade dos que fazem oposição ao donatário da vez. Sem uma proposta que faça o País avançar, dificilmente a oposição irá conquistar mentes e corações da grande massa que decide o destino das lideranças políticas. É por esse caminho que o experiente presidente nacional do PL, Valdemar Costa Neto, tenta se equilibrar entre ser direita civilizada ou bolsonarista radical. Mas, para garantir que a legenda permaneça unida e mantenha o status de oposição orgânica, adverte aos oportunistas eleitos pela ‘onda bolsonarista’ que, ao aderir aos encantos do presidente Lula, podem ser ejetados da legenda. “Prestam um desserviço ao debate democrático e podem sofrer processo de expulsão.” Outro ponto destacado pela cúpula do PL é impedir que aconteça com o PL a estratégia do “mais ou menos oposição” adotada pelo PP e o Republicanos. “Nós somos oposição a este governo e fim de papo”, têm repetido lideranças do partido.

“Sem palavra não há política”

A título de lembrete aos líderes políticos do Brasil, uma frase que resgata o papel do homem público comprometido com sua gente pinçada da campanha do candidato a primeiro-ministro espanhol Alberto Núñez Feijóo, do Partido Popular: “Nestes tempos em que a palavra de um político não vale nada, eu reivindico a política da palavra, porque sem palavra não há política”. A eleição na Espanha será no próximo domingo (30).

Continua após a publicidade

Oposição firme

Está praticamente selada a entrada do PP e Republicanos na ‘Arca do Lula’, mas o presidente nacional do PP, senador Ciro Nogueira (PI), garante que continua na oposição. Outro que diz seguir o mesmo caminho é o presidente do Republicanos, Marcos Pereira (SP). Será que vão até o fim?

Festival do Limão

Gestão criativa para atrair turista motivou o prefeito do município de Anhanguera, distante 270 quilômetros de Goiânia, Marcelo Martins de Paiva (MDB), a criar o 1º Festival do Limão Taití. A ideia, além do turismo, é projetar o município no País.

Rota Atividade

O jornalista Sandro Gianelli comanda o programa Rota na Rádio Atividade (107,1 FM), das 6h às 8h,de segunda a sexta-feira. Líder de audiência no Entorno do DF e Brasília. Muita informação com foco no noticiário policial comentado pelo ex-comandante do Bope, Coronel Moreno.

Lêda pop star

A deputada federal Lêda Borges (PSDB) virou pop star nas redes sociais com postagens diárias de fotos com ministros e personalidades da República, mas, concretamente, nenhum projeto dela tomou forma. Agora em New York, posta tantas fotos na ONU que mais parece a revista de amenidades Caras.

Em recesso…

O líder do governo Ronaldo Caiado na Alego, Wilde Cambão (PSD), não viajou no recesso parlamentar. Sua agenda de domingo a domingo é intensa, visitando as bases, atendendo em seu escritório político em Luziânia e também uma vez por semana na Alego. Haja fôlego!

… com trabalho

Outro deputado que não desgruda de sua base Itumbiara é Gugu Nader (Agir). Pré-candidato a prefeito do município tem mantido agenda de visitas da manhã à noite. “É um olho no olho do eleitor e outro no adversário. Se cochilar perde o voto”, diz Gugu. (Especial para O Hoje)