O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

domingo, 15 de fevereiro de 2026

Vanderlan arruma tanta encrenca que o melhor para Caiado é sair do PSD

Nilson Gomespor Nilson Gomes em 15 de fevereiro de 2026
Vanderlan
Foto Saulo Cruz/Agência Senado

Ronaldo Caiado sempre soube que partido pequeno dá o mesmo trabalho que o grande. O governador estava no União Brasil, maior agremiação política de Goiás, e migrou para o PSD, um nanico no Estado, almejando viabilizar o projeto de ser presidente da República. O PSD tem pouquíssimos filiados, seu único deputado federal (Ismael Alexandrino) estava de partida para o PL. Fez 887 prefeitos no País, apenas três goianos e todos já estão com Caiado, Padre Weber de Rubiataba, Marcão do Siri de Itaguari e Meinha de Castelândia. Tudo isso seria nada se não houvesse o fator determinante para a inanição da sigla, o senador Vanderlan Cardoso.

Desde a entrada de Caiado, os pessedistas sabiam que seria dele o comando do partido. Vanderlan, ocupante do cargo, pôs o pé na porta. Esperava-se que, depois de filiar exatamente ninguém para ser candidato a deputado estadual e federal, o senador tivesse a decência de pedir para evacuar e sair. Caso queira perder a reeleição, que seja noutro grupo, pois a chapa de Daniel Vilela (MDB) já tem Gracinha Caiado para uma vaga ao Senado e a outra não seria de Vanderlan, que a enfraquecerá com o rótulo de esquerdista. Vanderlan é da base de Lula no Congresso, ganhou de Lula a Codevasf, é mais lulista que Janja.

Se o senador continuar arrumando esse tanto de encrenca, ainda está em tempo de Caiado pedir para anular sua filiação ao PSD. Afinal, comparados a Vanderlan, os presidentes nacionais do União Brasil e do PP, Antônio Rueda e Ciro Nogueira, dos quais Caiado se livrou indo para o PSD, são respectivamente o Nelson Mandela do Pernambuco e a Madre Tereza do Piauí.

 

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos canais de comunicação do O Hoje para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.