Coluna

Vanderlan assume o PSD e perde Senador Canedo, seu DNA político

Publicado por: Wilson Silvestre | Postado em: 03 de junho de 2023

A festa dos 34 anos de emancipação de Senador Canedo, nesta quinta-feira (1°), serviu para balizar o termômetro da popularidade do prefeito Fernando Pellozo, de saída do PSD. Aplaudido e paparicado por dezenas de populares nos eventos, sugere que ele está no rumo certo na gestão da cidade, além disso, se credencia como favorito à reeleição em 2024. Festança à parte, no campo político não teve alegria nas hostes do senador Vanderlan Cardoso. Logo no dia em que assumiu o comando regional do PSD, perde o principal e estratégico município da legenda, Senador Canedo. Pellozo anunciou que troca o PSD pelo União Brasil do governador Ronaldo Caiado. Seria normal se o município não fosse a origem do DNA político de Vanderlan Cardoso. Pode parecer um arranjo de acomodação do prefeito e seus grupo, mas não. A saída de Pellozo do PSD coincide com a perda da direção da legenda do fundador e ideólogo do partido em Goiás, Vilmar Rocha. Embora tenha sido uma decisão amadurecida há algum tempo, indiretamente, Pellozo deixa um recado a Vanderlan que, em Senador Canedo, o prefeito não é tutelado por ninguém, a não ser por seu grupo. O deslocamento das duas lideranças foi tão traumático que, no encerramento da festa, na quinta-feira (1º), Vanderlan chegou atrasado e Pellozo saiu assim que viu o senador. Gestos desta magnitude têm significado político além do rompimento de alianças.

Vanderlan na muda não pia

Esperto e escolado no serpentário político do Congresso, Vanderlan sabe que o momento é de “passarinho na muda não pia”. Se fizer qualquer gesto brusco, implode o PSD que já tem “a banda de Vilmar no governo”. Se ele esticar muito a corda, perde boa parcela da minguada legenda em Goiás. Diante de um quadro de lideranças frágeis, seu projeto para disputar a prefeitura só vinga se somar com a oposição.

Continua após a publicidade

Lula retrovisor

Lula age como retrovisor nos automotores: repete as imagens que estão lá atrás, repetindo nos cantos do mundo as mesmas histórias do passado, que seus ideológicos “cumpanhêros” sopram como “salvação do País”.

Virada Ambiental

Na segunda-feira (5), às 9h30, na Alego, o Sistema OCB-GO participa do lançamento da 5ª edição da Virada Ambiental. A mostra reúne 20 imagens de ações ambientais desenvolvidas pelo cooperativismo goiano, como a Expedição pelo Rio Meia Ponte e a revitalização do Jardim Botânico.

Mulheres de Jataí

Em Jataí, as mulheres estão assumindo o protagonismo que combate o machismo e a violência doméstica. Em parceria com a juíza Sabrina Rampazzo, do juizado especial de violência doméstica, o projeto Colmeia e o Conselho Municipal das Mulheres, coordenado pela advogada e conselheira federal da OAB-GO, Layla Milena Oliveira Gomes, criaram uma espaço para receber mulheres e filhos vítimas de violência doméstica.

Redes sociais

Um recado para candidatos a prefeitos e vereadores em 2024: “Redes sociais são ‘meio’ para alcançar um objetivo final. Funcionam melhor dentro de uma estratégia de marketing político bem delimitada”. Recado do consultor em marketing digital Darlan Campos. (Especial para O Hoje)