O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

quarta-feira, 25 de dezembro de 2024

Vanderlan continua firme como pré-candidato a prefeito

Diferente do que se especula na mídia, o senador e presidente do PSD em Goiás, Vanderlan Cardoso continua firme em sua pré-candidatura a prefeito de Goiânia. A Xadrez apurou que ele teve uma conversa com o presidente nacional do partido, Gilberto Kassab, que teria sinalizado mais apoios e estrutura à pré-candidatura. Kassab tem em mãos, […]

Diferente do que se especula na mídia, o senador e presidente do PSD em Goiás, Vanderlan Cardoso continua firme em sua pré-candidatura a prefeito de Goiânia. A Xadrez apurou que ele teve uma conversa com o presidente nacional do partido, Gilberto Kassab, que teria sinalizado mais apoios e estrutura à pré-candidatura. Kassab tem em mãos, pesquisas das principais cidades onde o PSD tem pré-candidatos e em Goiânia, Vanderlan continua líder nas intenções de votos. “Mesmo ele ainda não tendo anunciado oficialmente que é pré-candidato, seu nome aparece bem posicionado em todos os cenários. Por isso não faz sentido afirmar que ele pode desistir para apoiar outra candidatura. Ninguém desiste de uma disputa eleitoral quando se está bem posicionado pelo eleitor”, resume um ex-prefeito do PSD que acompanha os passos do senador. No entorno de Vanderlan, seja assessores ou lideranças pessedistas, dizem que ele nunca falou que poderia desistir para apoiar outro candidato. Embora não mencione, circulou durante a semana passada que o senador poderia apoiar a pré-candidata do PT, Adriana Accorsi, mas tudo indica que o senador entrou de cabeça corrida pela prefeitura de Goiânia e não terá recuos.

PSD precisa do senador prefeito

O protagonismo do PSD nos municípios goianos depende muito da visibilidade que a legenda terá em Goiânia. Se o pré-candidato a prefeito não for o senador Vanderlan, a legenda terá pouca repercussão no estado, mas sendo o senador o candidato, a história é outra. O PSD precisa ampliar seu número de prefeitos e vereadores em Goiás, caso contrário, em 2026 terá poucas chances de eleger dois ou três deputados federais.

DNA do MDB

Aos menos avisados e atentos, a história do MDB goiano teve início com Iris Rezende quando foi eleito prefeito pela primeira vez por um partido conservador, o PSD. Mas sua história política é dentro do MDB, portanto, mesmo não tendo um candidato a prefeito, a legenda tem peso na contagem de votos.

PL em alerta

Depois do Carnaval, quando o brasileiro cai na real e começa a olhar à sua volta os acontecimentos políticos e econômicos, o PL vai avaliar os estragos feitos pelo STF e traçar estratégias. Em Goiás, de acordo com assessores do senador e presidente regional da legenda, Wilder Morais, não houve alterações nas tratativas de candidaturas.

Reeleição de Lucas

Havia uma expectativa da oposição ao prefeito de Águas Lindas, Dr. Lucas Antonietti (de malas prontas para o MDB), que ele desistiria da reeleição, mas o prefeito anunciou que vai disputar a reeleição. Não teria sentido desistir pois sua gestão é bem avaliada pela população.

Antecipou o prazo

Diante da repercussão de que iria desistir da reeleição, Dr. Lucas havia dito ao deputado federal e amigo, José Nelto (Podemos e à caminho do União Brasil) que, no final de junho, anunciaria sua decisão. Parece que a pressão do vice-governador e presidente do MDB goiano, Daniel Vilela, falou mais alto.

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos canais de comunicação do O Hoje para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.
Veja também