Coluna

Vanderlan emplaca ex-prefeito de Inhumas na Codevasf

Publicado por: Venceslau Pimentel | Postado em: 01 de outubro de 2021

O senador Vanderlan Cardoso (PSD) conseguiu emplacar o ex-prefeito de Inhumas, Abelardo Vaz, como superintendente regional em Goiás da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Paranaíba (Codevasf), que tomará posse nesta sexta-feira, na sede da Secretaria da Agricultura, em Goiânia. Confirmaram presença o ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho, e o diretor-presidente da Codevasf, Marcelo Andrade. Com orçamento de R$ 1,77 bilhão para este ano, a superintendência é comandada pelo Centrão, a partir de acordo com o presidente Jair Bolsonaro para aumentar sua base de apoio no Congresso Nacional. 

Mais flexível 

A Codevasf é vista no Congresso como o órgão preferido de senadores e deputados, pela agilidade em executar obras e entregar máquinas a municípios e estados, sem muita burocracia. 

Continua após a publicidade

Liminar  

Duas semanas depois de a Secretaria de Saúde do Estado anunciar como histórica a reunião em que assumiria a gestão e regulação das unidades da rede estadual em Goiânia, o juiz Wilton Salomão deu causa de ganho à prefeitura da capital, que continuará com os serviços. 

Exoneração  

Saiu a portaria em que o procurador-geral da República, Augusto Aras, exonera Ailton Benedito de Souza – conhecido por seu perfil bolsonarista – do cargo em comissão de procurador-chefe do Ministério Público da República em Goiás. 

Para o futuro 

O vereador Cabo Senna (Patriota) revelou que o correligionário Romário Policarpo, reeleito para mais um mandato como presidente da Câmara de Goiânia, acalenta sonho de ser prefeito da capital. 

Copiando  

Depois de Goiânia, a Câmara de Aparecida de Goiânia não descarta antecipar a eleição da mesa diretora da Câmara, mesmo faltando mais de um ano para o fim do mandato atual. 

Obstrução  

A oposição na Alego tenta obstruir a votação do projeto do Executivo que cria mais três juntas de recursos e infrações na Goinfra, e que prevê pagamento de jetons ao presidente do órgão e aos relatores da cada junta por cadauma das reuniões. 

Afrouxamento  

Dos tres senadores goianos, apenas Jorge Kajuru (Podemos) voltou contra o projeto que enfraquece a Lei de Improbidade Administrativa, portanto, visto como retrocesso. 

Polarização  

Com a polarização entre duas eventuais candidaturas ao governo, para 2022, o ex-prefeito de Trindade, Jânio Darrot, que trocou o PSDB pelo Patriota, tenta furar o bloqueio com críticas à tentativa do Ipasgo em reduzir atendimentos, fato já revertido pelo governo. 

CURTAS 

– Servidores da Câmara de Goiânia repercutiram bem a informação de que a mesa diretora vai pagar a data-base, mesmo sem ter marcado quando aprovará o benefício.