Coluna

Vanderlan nega candidatura e saída do PSD, mas alfineta Daniel

Publicado por: Venceslau Pimentel | Postado em: 09 de dezembro de 2021

Desde que desferiu críticas contundentes contra o presidente do MDB, Daniel Vilela, aventando a possibilidade de sua eventual candidatura a vice-governador não se sustentar em 2022, o senador Vanderlan Cardoso (PSD) é tido agora como dissidente da base aliada. Daí, surgiram especulações de uma candidatura ao governo, com apoio de Jair Bolsonaro, e se filiando ao PL do presidente. Ele nega pré-candidatura e saída do PSDB, mas mantém sua insatisfação com a escolha do filho de Maguito Vilela para a chapa governista, por conta da forma que o processo se deu. Cardoso diz que o nome de Bolsonaro para disputar o governo é o do deputado federal Major Vitor Hugo (PSL). 

Derrota  

Por falar no Major Vitor Hugo, a Câmara dos Deputados rejeitou o pedido que ele fez para que o projeto de sua autoria, que trata sobre ações antiterroristas, fosse votado em regime de urgência. Há quem avalie que a proposta faculta ao Jair Bolsonaro perseguir adversários políticos. 

Continua após a publicidade

Presença  

Daniel Vilela repercutiu em suas redes sociais o lançamento da pré-candidatura da senadora Simone Tebet (MS) à Presidência da República, em Brasília. 

Bate-boca 

Por conta de um vídeo divulgado pelo deputado Delegado Humberto Teófilo (PSL), de que haveria congelamento do ICMS sobre combustíveis com aprovação de projeto do governo, Major Araújo (PSL) e Amauri Ribeiro (Patriota) bateram boca. A sessão teve que ser encerrada antes do previsto. 

Anfitrião  

Com um pé fora do MDB para seguir o prefeito Gustavo Mendanha (sem partido), o presidente da Câmara de Aparecida de Goiânia, André fortaleza recepcionou ontem o vice-governador Lincoln Tejota (Cidadania), ao lado de outros vereadores. 

Alívio financeiro

Presidente da Federação Goiana dos Municípios e prefeito de Campos Verdes, Haroldo Naves (MDB) comemora o parcelamento de dívidas previdenciários dos municípios, em até 240 meses, em articulação que ele participou junto à Câmara dos Deputados. 

Indefinido  

Ainda sem definir a qual partido vai se filiar, quando deixar o MDB, o senador Luiz do Carmo vem intensificando as articulações. Ontem, se reuniu com o presidente do PRTB, Denes Pereira, e o do PTB, Eduardo Macedo. Diz que intenção é de caminhar junto com eles. 

Então é Natal! 

Para 2022, o prefeito de Anápolis, Roberto Naves (PP) já antecipou reajuste salarial de 18% aos servidores municipais, porque afirma que ele e sua equipe fizeram o dever de caso, mesmo com a pandemia da Covid-19. Tem também antecipação de salário de dezembro. 

Dois lados 

Ex-tucanos, o ex-prefeito de Trindade, Jânio Darrot (Patriota) e o prefeito de Iporá, Naiçotan Leite (DEM), conversaram sobre o cenário eleitoral de 2022. Amigos, os dois estarão em lados opostos. 

CURTAS 

– Para confraternização de fim de ano, da frente parlamentar evangélica, o deputado federal Glaustin da Fokus (PSC) adianta que o ministro do STF, André Mendonça, marcará presença.