Coluna

Velhas fórmulas de Lula/PT não detém avanços da direita no país

Publicado por: Wilson Silvestre | Postado em: 11 de abril de 2023

Os prognósticos do PT e seus consorciados que deram a vitória ao presidente Lula, não conseguiram deter o avanço da direita no país e muito menos sepultar o bolsonarismo. Sem um projeto de Estado que sinalize à sociedade que haverá ganhos para todos e não só para a patuléia do andar de baixo, dificilmente o governo Lula terá maioria no Congresso. Ao completar 100 dias à frente do país, Lula tenta repetir o passado com uma narrativa exalando naftalina e desprovida de realidade. Parece que está mais preocupado em limpar a sua biografia do que recolocar o país nos trilhos do desenvolvimento. Ao correr atrás da mirabolante indicação do Prêmio Nobel da Paz, intermediando o conflito Rússia-Ucrânia, além de não ser levado à sério pela comunidade internacional, ainda alimenta seus opositores da direita. O ato de comparar os 100 dias de Lula com os do governador de São Paulo, é uma demonstração de que não tem nada a comemorar. Por trás do ato político comparando o Governo Federal com um estado, só fortalece o governador paulista, Tarcísio de Freitas (Republicanos) como potencial candidato a presidente em 2026. Esse erro também fortalece os partidos de direita que dominam o Congresso, onde Lula trava uma batalha para ter maioria. Velhas fórmulas do PT já não funcionam e nem detém avanços do campo da direita.

‘Rebeldes’ do Rio vão deixar o UB

A queda de braços entre o grupo de deputados federais do Rio de Janeiro e o presidente nacional do União Brasil, Luciano Bivar pode provocar a saída dos cariocas da legenda, Encabeçada pela ministra do Turismo, Daniela Carneiro e do presidente do diretório fluminense, Wagner Carneiro (Waguinho), anunciam que vão deixar o partido conforme noticiado nesta segunda-feira pelo jornal O Globo.

Continua após a publicidade

Ato isolado

A Xadrez conversou com o presidente nacional do União Brasil, Luciano Bivar sobre a saída do grupo. “Olha, posso te dizer que não há nenhuma rebelião e nem está na mesa, nenhuma situação de apoio ou não apoio ao presidente Lula. Trata-se de um grupo do Rio de Janeiro que não quer seguir orientações da executiva nacional. Somente isso, nada mais do que isso”, diz Bivar.

Forjado nos embates

Aliados do governador de Goiás, Ronaldo Caiado (UB) aumentam pressão em busca de cargos, mas ao ser perguntado por um amigo sobre ser impossível atender todos, Caiado respondeu que sua vida política foi construída nos embates. “Tenho compromissos e responsabilidades com mais 7 milhões de goianos, portanto, não posso olhar só para os aliados. O passado recente mostra que os governantes que cederam às pressões, afundaram o Estado”.

Damares governadora

Mais uma encrenca para o concorrido clube de pré-candidatos a governador do Distrito Federal em 2026: a senadora Damares Alves (Republicanos) será candidata. Especialistas avaliam que se a ex-primeira dama, Michelle Bolsonaro (PL) for candidata ao Senado, e Damares a governadora, será uma chapa forte.

‘Fogo amigo’ Aliados do secretário de Governo Municipal, Jovair Arantes atribuem ao ‘fogo amigo’ as notas que circulam na mídia sobre seu desempenho nas negociações com vereadores. “Jovair tem atuado nos bastidores e por isso evita aparições na mídia”, conta um vereador aliado.