Coluna

Vereadores de Goiânia agem como se não houvesse 2024

Publicado por: Wilson Silvestre | Postado em: 30 de novembro de 2022

Os vereadores de Goiânia estão em descompasso com os interesses da população e agem como se não houvesse 2024, ano em que terão que bater à porta do cidadão-eleitor e pedir mais quatro anos de mandato. Insistem no velho costume da política brasileira que ignora, assim que assumem o posto, a realidade do município. Exemplo recentes, mostram que as discussões no legislativo goianiense são pontuadas por afronta aos cidadãos. Aprovam leis sem a anuência do povo ou discussão. As reuniões são consumidas, em sua maioria, na divisão de cargos ou sobre “quem pode substituir” o presidente da Casa, Romário Policarpo. O descrédito não chegou nos gabinetes dos “representantes do povo”, mas pelo barulho das vaias e críticas nas votações mais polêmicas, atingiu mentes e corações dos que votam. Tanto que, na sessão desta terça-feira (29) que iria votar o projeto de lei proposto pelo vice-presidente da Casa, Clécio Alves (Republicanos), sobre licenciamento e regularização de estandes de tiro, terminou em vaias das galerias. Clécio abandonou o plenário irritado, afinal, seus projetos tem gerado mais polêmicas do que aplausos. Está na hora dos vereadores reverem o conceito junto à população, caso contrário, 2024 pode desidratar os votos.

Nova diretoria do Sebrae

Presidente da Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás e deputado federal, José Mário Schreiner será confirmado nesta quarta-feira (30), presidente do Conselho do Sebrae-Goiás. Ele e os demais diretores, Antônio Carlos de Souza Lima Neto, João Carlos Gouveia e Marcelo Lessa Medeiros Bezerra. Além deles, mais duas novas diretorias foram criadas.

Continua após a publicidade

PT ignora Mercado

Petistas que circulam entre os integrantes da equipe de transição, garantem que o ministro da Fazenda será mesmo Fernando Haddad. A Xadrez apurou que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva avalia que, ao assumir a pasta, a rejeição tende a diminuir e tudo volta ao normal. O receio dos liberais moderados que estão na equipe, é que a economia fique “muito petista”.

Enquanto isso …

… o presidente Jair Bolsonaro (PL) ‘nomeado’ futuro líder de oposição ao governo Lula, até agora não deu sinal que vai assumir o posto. Até o filho, Eduardo Bolsonaro (PL) que estava batendo bumbo e animando a torcida que faz “vigília democrática em frente os quarteis”, foi para Dubai curtir os jogos da Copa ‘in loco’.

Em pé de guerra

Mais uma declaração do presidente Lula provoca combustão política. Desta vez mexeu com os evangélicos, majoritariamente bolsonaristas ao declarar que vai procurar várias igrejas evangélicas e perguntar: ‘Olha, qual é o comportamento de vocês nessa questão das vacinas? “Ou vamos responsabilizar vocês pela morte das pessoas”. A Frente Parlamentar Evangélica não gostou e caminha para atrapalhar a votação da PEC fura-teto.

Fórum das cidades

Nesta quarta-feira (30), ‘O futuro das cidades? Qual Goiânia queremos?’ será o tema do fórum gratuito que vai discutir alternativas para melhorar a qualidade de vida da Capital nos próximos anos. O debate de ideias visa ainda contribuir para uma nova visão de convivência urbana para a cidade. O evento será no CineMais do Shopping Bougainville.