O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

domingo, 24 de novembro de 2024
PublicidadePublicidade

Vereadores devem “cozinhar” Rogério até as convenções

Durante todo o mandato do prefeito de Goiânia, Rogério Cruz (SD) os vereadores que se dizem “da base política”, tiveram mais atritos e divergências do que apoios. Mas, agora que Rogério diz que vai disputar a reeleição e não tem tantas demandas políticas para negociar, endureceu o jogo na base política. O recado é claro: […]

Durante todo o mandato do prefeito de Goiânia, Rogério Cruz (SD) os vereadores que se dizem “da base política”, tiveram mais atritos e divergências do que apoios. Mas, agora que Rogério diz que vai disputar a reeleição e não tem tantas demandas políticas para negociar, endureceu o jogo na base política. O recado é claro: quem não estiver com ele vai perder as benesses do poder, ou seja, as dezenas de cargos espalhados pela administração municipal. Não só: correm risco de o prefeito levar nos canteiros de obras, aliados fiéis para ‘minar’ os votos dos dissidentes. Essa é a mensagem codificada. Por isso, o receio de terem os cargos ejetados das cadeiras da prefeitura, provocou um congestionamento de ‘aliados’ no Paço. O Republicanos, que foi mais algoz do que a oposição, bateu na porta do Secretário de Governo, Jovair Arantes, também da legenda, nesta sexta-feira (10). Garantiram que estão firmes na reeleição de Rogério, no entanto, aliados fiéis ao prefeito desconfiam que, não só Republicanos, mas a maioria dos vereadores “vão cozinhar em fogo brando”, esse apoio. “Os vereadores sabem que o Rogério é cordato e de boa fé, por conta disso, vão fingir que estão com ele até próximo das convenções partidária para manter cargos e conclusão de obras”, diz um dos aliados do prefeito. A percepção dos céticos em relação aos vereadores é que, eles sabem que o prefeito não vai promover demissão em massa, então, “vão fingir que são aliados até onde puder”. O prefeito precisa saber com quem pode contar em outubro”, diz o aliado.

Republicanos no limbo político

Não é nenhuma novidade afirmar que o Republicanos “expurgou” o prefeito Rogério Cruz da legenda, mas continuam com muitos cargos na prefeitura devido terem dito que vão apoiar sua reeleição. Para observadores mais atentos, o limbo político em que se encontra o partido, só vai eleger um vereador: Sabrina Garcez ou Isaias Ribeiro.

Romário indicaria
Presidente da Câmara de Goiânia, Romário Policarpo (PRD) faz parte do grupo do presidente da Alego, Bruno Peixoto (UB), que pode indicar o vice de Sandro Mabel (UB), pré-candidato da base caiadista ao Paço. Segundo aliados do líder do parlamento municipal, ele teria citado o nome do ex-vereador Wellington Peixoto (PRD) para o cargo. O político é irmão de Bruno, e pré-candidato a vereador. Romário, todavia, considera que ele poderia agregar à chapa de Mabel, caso o empresário, de fato, decole.

Gomide livre

O TRE de Goiás acolheu o recurso do pré-candidato a prefeito de Anápolis,  Antônio Gomide (PT), que havia sido multado em R$ 5 mil por propaganda eleitoral antecipada. A ação foi movida pelo PSDB em decorrência de um vídeo postado nas redes sociais do deputado.

Dificuldades

Embora tenha uma gestão bem avaliada com quase 80% de aprovação, o prefeito de Cristalina, Daniel Sabino Vaz (UB) tem tido dificuldades para alavancar a pré-candidatura de seu aliado e fiel escudeiro, Jean Eustáquio (MDB).

Nem para vice…

…o adversário e líder na intenção de votos, médico e vice-prefeito Luís Otávio (PL) quer Jean Eustáquio. Segundo os bastidores de Cristalina, Daniel teria proposto ao adversário uma composição, mas o grupo de Luís Otávio não aceita. 

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos canais de comunicação do O Hoje para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.
Veja também