Coluna

Vices de Vanderlan e Mabel podem ser anunciados no final

Publicado por: Wilson Silvestre | Postado em: 06 de junho de 2024

A vaga de vice está em alta cotação entre os pré-candidatos a prefeito de Goiânia, principalmente Vanderlan Cardoso (PSD) e Sandro Mabel (UB). “A escolha do vice vai ficar bem mais para frente, e pode sair de dentro do próprio PSD”, diz um aliado do senador. Vanderlan tem dito em suas entrevistas que não descarta disputar a eleição com uma chapa pura, caso não consiga aglutinar outras legendas. Com raras exceções, a decisão sobre a composição da chapa majoritária é um trunfo do candidato para atrair aliados. A aposta de Vanderlan é o segundo turno, quando forças de centro-direita tendem a se alinhar com um candidato que compõe esse campo político. O grupo de Vanderlan acredita que ele chega no segundo turno e torce para que a deputada federal, Adriana Accorsi (PT) seja sua adversária. “Nesse caso, PL, MDB, UB, REP entre outras legendas da base caiadista, devem apoiar o senador, afinal, o PT é o adversário nacional do projeto de Ronaldo Caiado”, diz o aliado de Vanderlan. Quanto ao pré-candidato da base governista, Sandro Mabel, a tendência é escolher o vice logo para dar um formato de unidade à campanha, mas pelo teor dos humores políticos, essa escolha também pode demorar.

Recursos para região metropolitana

De olho nos votos, o pré-candidato a prefeito de Goiânia, Vanderlan tem destinado diversos benefícios para a saúde na região metropolitana da Capital. Nesta semana ele foi até Goianira entregar recursos para a implantação de um centro de hemodiálise, que vai atender diversos municípios. Vanderlan afirmou que esse fortalecimento na saúde dos municípios da região metropolitana reflete em Goiânia, pois desafoga as unidades da capital.”

Inferno de Rogério

Continua após a publicidade

“Acabou para o prefeito Rogério!”. Foi a expressão mais ouvida no meio político e entre jornalistas nesta quarta-feira (5). Além dos percalços de outras denúncias, agora, pela segunda vez, a Polícia Civil de Goiás faz uma operação para apurar fraude em licitações, contratos, corrupção e lavagem de dinheiro na Seinfra. Não bastasse o imbróglio da Comurg, chega mais esta pá de cal na reeleição de Rogério.

Debandada

Na avaliação de vereadores mais independentes na Câmara, a tendência é ter uma debandada gradativa de apoios no legislativo. Esta ‘diáspora’, significa mais ataques da oposição, principalmente do PT que tem Adriana Accorsi entre os favoritos para vencer a disputa pela cadeira de Rogério.

PL Jovem DF

Neste sábado (8), o cientista social e consultor em estratégias eleitorais, Paulo Kramer ministra aula sobre os principais fundamentos do conservadorismo para o PL Jovem do Distrito Federal. O curso é realizado a cada duas semanas na Associação Comercial do DF (ACDF), aos sábados.

Poder dos BBBs

As derrotas sofridas pelo governo do presidente Lula (PT) e associados do poder, são atribuídas ao bloco conservador apelidados de BBBs. Agronegócio (Boi), segurança (Bala) e evangélicos (Bíblia). Os líderes dessa força política são os deputados federais, Pedro Lupion (PP-PR), Alberto Fraga (PL-DF) e Eli Borges (PL-TO).