Coluna

Vilmarzinho amplia alianças e Alcides pode repetir derrota de 2016

Publicado por: Wilson Silvestre | Postado em: 03 de agosto de 2023

Experiente na lida política, o prefeito de Aparecida, Vilmar Mariano (a um passo do MDB), é um líder popular, mas não demagogo e passa ao largo de bajuladores de ocasião. Por isso mesmo, como todo líder, tem seus altos e baixos, mas, na soma geral, os índices são positivos notadamente em um município tão complexo e desafiador como Aparecida. Mas é no campo político em que Vilmar tem tido grandes desafios: conquistar o maior número de aliados. Até o momento, ele tem vencido os possíveis adversários, sendo o deputado federal Professor Alcides (PL) o que poderia dividir as lideranças políticas do município. Bem que Professor Alcides tem tentado, mas a base do governador Ronaldo Caiado (UB) e do vice Daniel Vilela (MDB) mantém-se unida no município. Tanto que Professor Alcides tentou levar o deputado federal Glaustin da Fokus (PSC) para seu projeto, mas não teve êxito. A pá de cal nas pretensões de Alcides foi o empresário Waldir da Fokus – pai de Glaustin – comparecer em um dos mutirões promovidos por Vilmar Mariano. O gesto teve repercussão imediata, sendo interpretado como apoio indireto de Glaustin ao prefeito Mariano. Para aliados de Vilmar Mariano, “Professor Alcides fará um voo de galinha e deve repetir o fiasco de 2016, quando, mesmo com o apoio do então governador Marconi Perillo (PSDB), foi derrotado por Gustavo Mendanha (MDB)”.

“Vamos construir um bom acordo”…

… diz a vice-governadora do Distrito Federal, Celina Leão (PP), sobre as negociações com o relator do arcabouço fiscal, Claudio Cajado (PP-BA). O fato de ser do mesmo partido de Celina não tem ajudado a mudar a decisão do relator em cortar parte dos repasses do Fundo Constitucional do Distrito Federal (FCDF). Outro aliado que ajuda, mas nem tanto, é o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL). É que tem muita pressão de um lado a outro e Lira arbitra, mas não decide.

Continua após a publicidade

Centrão travou

O impasse entre o presidente Lula e o Centrão por cargos (dos bons) protelou a votação do arcabouço fiscal. Isto significa mais tempo para que a força de pressão do grupo liderado pela vice-governadora Celina Leão ganhe fôlego e aliados.

Decepcionados

Investidores e empresários, de um modo geral, não gostaram da queda tímida de juros anunciada pelo Banco Central, de 13,75% para 13,25%. Entidades empresariais manifestaram preocupação, pois só isso de redução não ajuda nos investimentos. Presidente da Fieg, Sandro Mabel disse “não ser suficiente para reverter o alto custo do crédito, o investimento em baixa e a economia em marcha lenta”. Esperava “corte mais expressivo”.

Salim repudia…

Bem ao seu estilo conservador, o deputado estadual Cairo Salim (PSD) repudiou, nesta quarta-feira (2), documento elaborado pelo Conselho Nacional de Saúde na 17ª Conferência Nacional de Saúde. “Vejo que não estão preocupados com as crianças com câncer e com a falta de medicamentos.”

… pautas de costumes

Salim chama a atenção para as pautas de costumes em um Congresso de saúde: “O que vemos são orientações para um plano plurianual que traz uma política de enfrentamento ao racismo, intolerância religiosa, ao patriarcado, LGBTQIA+fobia, à violência aos povos indígenas e outros. O que isso tem a ver com saúde?”, indagou.

Empreendedorismo

A Equatorial Goiás promove na próxima semana, em Goiânia, o curso Geração de Renda, do projeto E+ Profissional, em parceria com o Sebrae e o Sicoob. O curso é totalmente gratuito e será realizado na UniAlfa, na Perimetral Norte, das 14h às 18h, de segunda (7) a sexta-feira (11). (Especial para O Hoje)