Terça-feira, 19 de março de 2024

Coluna

Vitor Hugo esquece Caiado e mira Mendanha e Marconi

Publicado por: Redação | Postado em: 14 de julho de 2022

Um dos pretendentes na corrida para conquistar o Palácio das Esmeraldas, Vitor Hugo (PL) muda de tática: diminui ataques ao governador Ronaldo Caiado (UB) e aponta sua metralhadora crítica em Gustavo Mendanha (Patriota) e Marconi Perillo (PSDB). Observadores mais atentos, veem nessa tática, uma possibilidade de aliança com o governador, caso chegue no segundo turno. Embora a possibilidade neste momento pareça distante, Vitor Hugo joga com as pedras brancas no tabuleiro político ao mudar de estratégia. Quer manter os votos conservadores já conquistados e avançar no eleitor mais ao centro, principalmente de Mendanha. Com isto, assegura para Jair Bolsonaro uma porta aberta junto a Caiado no segundo turno, afinal, os eleitores de ambos falam a mesma linguagem. Diante desse cenário, não tem como Vitor Hugo apoiar Marconi caso o tucano vença no primeiro turno. Nesse caso, sobra apenas Caiado como alternativa por estar mais próximos do espectro ideológico de Vitor Hugo. Quanto ao Mendanha, se ficar fora, sua tendência é dividir seu grupo entre Marconi e Caiado. Paralelamente, Bolsonaro trabalha nos bastidores para ter o União Brasil ao seu lado no segundo turno.

“Eu acredito”

Em contato com a Xadrez, o pré-candidato ao Senado, empresário e ex-senador Wilder Morais (PL) disse que se ausentou da mídia por estar focado em reuniões com lideranças do interior. “O jogo político começou para valer agora, mas acredito muito em nosso crescimento na intenção de votos”. Acrescenta que a indefinição na escolha ao Senado na chapa de Caiado, favorece ele e Vitor Hugo.

Continua após a publicidade

Passo grande

Se a frase do presidente do PSD nacional, Gilberto Kassab ecoar em Goiás, que a sigla dá um passo grande, se referindo a aliança com Tarcísio Freitas (Republicanos) em São Paulo, o pré-candidato ao Senado do PSD goiano, Lissauer Vieira, não vai desistir da disputa à vaga. A pergunta que fica é: na chapa de Ronaldo Caiado ou do concorrente? Só para lembrar: Lissauer fez uma “visita de cortesia” recentemente ao prefeito de Aparecida, Vilmar Mariano.

Ruguffe magoado

A pré-candidatura do senador Antônio Reguffe (UB) ao Governo do Distrito Federal, fez água e pode afundar. Ele denunciou na sua rede social, que seu partido manobra para trocar sua candidatura pela vaga de vice na possível candidatura de José Roberto Arruda (PL) ao governo. Amigos dizem que ele é pura mágoa com o União Brasil.

Boi na linha

É que, Reguffe não faz segredo para ninguém que não apoia Jair Bolsonaro e, diante da rebeldia, os bolsonaristas do antigo PSL abrigados no União Brasil entraram em campo. Como Arruda é do PL e tem chances de vencer no segundo turno qualquer candidato, principalmente pelo apoio do presidente, Reguffe pode ser carta fora do jogo.

Utilidade pública

O recadastramento de aposentados e pensionistas do Poder Executivo, Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros Militar está disponível no programa Expresso, plataforma de serviços digitais do Estado. O atendimento, gerido pela Goiás Previdência (Goiasprev), pode ser acessado on-line por meio do endereço eletrônico expresso.go.gov.br.

Nem lembra

O cidadão-eleitor clama por renovação de seus representantes nos estados e no Congresso, mas a maioria nem lembra em quem votou na eleição de 2018. É o que mostra pesquisa eleitoral elaborada pela Quaest a pedido do RenovaBR em que 86% dos eleitores consideram bom que ocorra uma “alta renovação” nos legislativos estaduais e no Congresso. A conferir.