Você já sabia
A revista VEJA cravou na capa de sábado que o nascedouro nacional do Banco Master — ou seu salto meteórico no sistema financeiro do País — foi o CredCesta do Governo da Bahia nas gestões de Rui Costa e Jerônimo Rodrigues, o que a Coluna tem citado há meses.
O consignado dos servidores estaduais, impulsionado pelos gestores sob a blindagem dos primos André e Eugênio Kruschewsky, hoje é a maior dor de cabeça do Governo Lula III, que tenta de todo jeito se dissociar do escândalo, mas tem um pé na raiz do problema que virou Daniel Vorcaro.
O “banqueiro” entregou o esquema à Polícia Federal e ao Ministério Público Federal. O pior ainda está por vir. A PF já mapeia toda a rota do dinheiro, e podem entrar no circuito os R$ 54 milhões em honorários que a banca de Eugênio Kruschewsky — procurador do Estado — recebeu do Master como advogado.
Os investigadores também poderão querer saber qual a relação da dupla Kruschewsky com desembargadores apontados como próximos do procurador-advogado. A conferir.
Ecos da guerra
Um professor russo do Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), do Rio de Janeiro, o matemático Mikhail Verbitskiy, foi preso na quinta-feira (11) no Aeroporto de Zvartnots, na Armênia.
Blogueiro crítico do governo de Vladimir Putin e da guerra, ele foi acusado de terrorismo e extremismo pelo Kremlin, sem nenhuma prova ou ato comprovado, e incluído na lista de procurados de Moscou.
O IMPA divulgou nota de repúdio à prisão. Mais detalhes estão disponíveis no site da instituição.
Pátria acolhedora
Os cubanos ultrapassaram os venezuelanos em pedidos de refúgio no Brasil por meio de Roraima, estado que faz divisa com a Venezuela.
São cerca de 300 entradas por dia pelo programa Acolhida, além de outras centenas de pessoas que atravessam ilegalmente pela mata.
A Folha BV, de Boa Vista, revelou que mais de 7,6 mil cubanos solicitaram refúgio entre janeiro e abril de 2026, segundo dados do Observatório das Migrações Internacionais (OBMigras).
Ibama blindador
O Ibama do Distrito Federal continua a blindar o chefe fiscal Roberto Cabral, pré-candidato a deputado federal e filiado à Rede.
O corporativismo político é tamanho que a assessoria se nega a informar à Coluna os motivos de multas milionárias aplicadas a lojistas humildes e o paradeiro de cocares indígenas.
Comerciantes da Feira da Torre o acusam de truculência e invasão de privacidade durante revistas em bolsas pessoais. Roberto Cabral foi denunciado à ouvidoria.
Rota do custo
Uma análise inédita com 53 milhões de transações revela o avanço dos deslocamentos profissionais e o aumento do peso da mobilidade na operação das empresas.
Levantamento da Vexpenses, empresa da VR, aponta que os gastos com combustível representam 19% das despesas corporativas no Brasil.
A mudança reflete a expansão do trabalho híbrido e o crescimento das equipes de campo, cenário em que os deslocamentos ganham cada vez mais relevância no cotidiano empresarial.
Os 10+
Levantamento realizado pela equipe da Coluna nos sites das Assembleias Legislativas do País, com informações de 2023 a 2026, mostra quem são os dez deputados estaduais mais produtivos do Brasil.
A avaliação foi baseada na apresentação de projetos de lei, propostas de emenda, resoluções, indicações, requerimentos, PECs e outras iniciativas parlamentares.
O ranking é liderado pelo deputado Delegado Camargo (Pode-RO), com 8.540 registros. A lista completa está disponível no site.
Siga o Canal do O Hoje e receba as principais notícias do dia direto no seu WhatsApp! Canal do O Hoje.