Coluna

Volta de Adib Elias ao MDB segue em compasso de espera

Publicado por: Wilson Silvestre | Postado em: 21 de outubro de 2023

Por enquanto, a volta do prefeito de Catalão, Adib Elias (sem partido), ao MDB está congelada e sem data para um desfecho. Pelo menos esta é a percepção do entorno do prefeito e também do presidente da legenda em Goiás e vice-governador, Daniel Vilela. O alarido provocado por narrativas a favor do empresário rural Elder Galdino, dando como certa sua indicação para assumir o MDB de Catalão, não teve confirmação oficial de nenhum emedebista próximo a Daniel. “As conversas continuam e vamos dar tempo ao tempo em busca de uma solução boa para todos”, disse uma fonte à Xadrez. O fato é que Catalão é um importante enclave estratégico para a disputa do Governo de Goiás em 2026. “Daniel não medirá esforços para aplainar diferenças politicas”, resume um aliado do vice-governador. De acordo com essa fonte, que pediu anonimato, o MDB reconhece a importância do prefeito Adib não só em Catalão, mas também nos municípios vizinhos. No entanto, não tem como impor a ferro e fogo a direção do diretório emedebista ao prefeito. “A lealdade de Galdino a Daniel no momento mais difícil do embate eleitoral tem peso numa negociação, mesmo Galdino não tendo o capital de votos de Adib. Por conta disso, tem que manter o diálogo e buscar um consenso”, resume a fonte que acompanha as conversas em Catalão. Por sua vez, Adib não tem interesse em entrar em bola dividida, pois isto pode gerar na população sentimento de busca do poder pelo poder. “Não é o caso. Adib é um líder consolidado, com história construída em defesa de Catalão e a região, além da boa gestão do município”, garante um aliado de Adib. O fato relevante, depois de muito buchicho, é que o diretório municipal do MDB de Catalão segue à espera dos capítulos finais da novela “A Volta de Adib”.

Wilder Morais na estrada

Longe dos olhares da mídia, o senador e presidente do PL, Wilder Morais, cumpre agenda extensa, tanto em seu gabinete, quanto viajando pelo interior. Ele estabeleceu como estratégia conversar com lideranças que estão “espremidas” entre o MDB e o União Brasil. O exemplo foi a filiação do ex-deputado e líder rural Lissauer Vieira, que não tinha espaço nem no MDB e muito menos no União Brasil.

Continua após a publicidade

Naçoitan na mira

Na terça-feira (17), Wilder teve uma longa conversa com o prefeito de Iporá, Naçoitan Leite (UB), que finalizou com o convite para ele se filiar ao PL. Naçoitan agradeceu, mas disse que segue no UB e que sua mudança de sigla passa pelo governador Ronaldo Caiado.

Amigo de Iporá

Naçoitan disse que é amigo de Wilder Morais há muitos anos e que ele sempre ajudou o município. “O nosso estádio de futebol é um dos melhores do interior e, quando era senador, Wilder praticamente bancou a construção e iluminação do estádio. “Ele é amigo não só meu, mas de Iporá”, resume Naçoitan.

Jantar com Michelle

A ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro tem agenda social em Goiânia na sexta-feira (27). Ela reúne em jantar mulheres de lideranças políticas do PL de várias regiões do Estado.

Bolsonaro e Alcides

No sábado, toda a cúpula do PL, liderada pelo ex-presidente Jair Bolsonaro, bate ponto no aniversário do deputado federal Professor Alcides e também lança oficialmente sua pré-campanha a prefeito de Aparecida.

PSDB em Itumbiara

Neste sábado (21), o ex-governador e presidente do PSDB de Goiás, Marconi Perillo, cumpre mais uma agenda em Itumbiara dentro do programa “Giro, Diálogos Tucanos”. O evento será na Câmara de Vereadores da cidade a partir das 9h30. (Especial para O Hoje)