Coluna

Wilder Morais afirma que ‘Plano A e B’ do PL é Gayer candidato

Publicado por: Wilson Silvestre | Postado em: 15 de abril de 2024

Diante de notícias na mídia dando como uma possível aliança entre o candidato da base governista, Sandro Mabel (União Brasil) e o PL, comandado em Goiás pelo senador Wilder Morais, até onde a vista alcança, não se vislumbra esta hipótese. “Tenho repetido quase a exaustão: não existe a menor possibilidade uma aliança dessas em que o nosso pré-candidato a prefeito, deputado [federal] Gustavo Gayer estar entre os primeiros colocados nas pesquisas abrir mão para ser vice. O Plano A e B do PL chama-se Gustavo Gayer prefeito”, disse categórico à Xadrez Wilder. Paira uma certa confusão devido a proximidade do governador Ronaldo Caiado (UB) com o PL e o ex-presidente Jair Bolsonaro. Por conta do projeto nacional do governador em viabilizar sua candidatura a presidente da República, surgem especulações que haveria uma aliança entre o UB e o PL. “Isto seria possível em um segundo turno, caso a deputada federal, Adriana Accorsi (PT) chegasse na disputa com um candidato da direita. Seria natural os partidos de centro-direita e a direita se unirem”, pondera Wilder. É fato que o pré-candidato a prefeito de Goiânia pelo PL, Gustavo Gayer, tem sido um político ‘ecrã’ alheio ao contato pessoal, seja com a mídia ou lideranças de outros partidos. Este comportamento singular, alimenta muitas especulações, entre elas, a de que ele pode desistir para atender os interesses nacionais do bolsonarismo. “No momento certo o Gayer vai entrar em cena, mas não espere dele corpo a corpo com a mídia. Ele vai estar com os nossos candidatos a vereadores caminhando pela cidade”, defende Wilder.

Eduardo Prado ou Fred Rodrigues

Na bolsa de especulações, na hipótese de Gustavo Gayer recuar, dois nomes emergem como possíveis substitutos: o mais cotado seria o deputado estadual, Delegado Eduardo Prado e do ex-deputado estadual, Fred Rodrigues. Eduardo Prado tem como vantagem, ser goianiense, ter sido o mais bem votado em Goiânia e de posições firmes na defesa dos valores conservadores.

Continua após a publicidade

“Pé rachado”

Prado teve 14 mil votos em Goiânia, caso haja mudanças, seu nome deve entrar na disputa. Pode ser por consenso ou na convenção. “Delegado Eduardo Prado é goianiense ‘pé rachado’ e, caso Gayer seja chamado para outra missão, é o nome natural”, conta um candidato a vereador do PL.

Controla o partido…

…mas os votos tendem a caminhar com o candidato do prefeito Pábio Mossoró MDB). Este é o cenário possível em Valparaíso onde a deputada federal Lêda Borges PSDB controla o PL no município, mas os votos bolsonaristas devem caminhar com o candidato do prefeito Pábio Mossoró (MDB). É que, Pábio apoiou a reeleição de Jair Bolsonaro (PL) em 2022 e Lêda foi adversária ferrenha. Está em avaliação de bolsonaristas em Valparaíso.

Euripedes resiste

Líder das pesquisas em Bela Vista, o empresário Eurípedes do Carmo Podemos) resiste em ter o PL na chapa de vice. O problema é que a influência de Jair Bolsonaro na cidade é pule de 10, mas Euripão insiste em ter o MDB como vice. Se continuar a esticar a corda, o PL deve lançar candidato a prefeito e melar o jogo. Pesquisas mostram que Bolsonaro transfere, em média, 35% dos votos ao candidato que ele apoiar.

Arthur Fernandes

Caso não haja uma composição com Eurípedes do Carmo, o PL deve lançar o vereador Arthur Fernandes para prefeito com apoio de Jair Bolsonaro. O vereador é jovem e disputou vaga para deputado estadual em 2022. Se não tiver um acordo, ele pode ser o candidato do PL em Bela Vista. A conferir.