Coluna

Wilder Morais consolida PL em Goiás de olho em 2026

Publicado por: Wilson Silvestre | Postado em: 28 de fevereiro de 2024

Sem muito alarde e com amplo arco de apoiadores dentro do espectro conservador e da chamada direita ‘civilizada’, o presidente do PL goiano e senador, Wilder Morais tem sido o elo entre o governador Ronaldo Caiado (União) e a direita orgânica ligada ao ex-presidente Jair Bolsonaro. Por conta desse trabalho “de base” entre o eleitorado de Caiado, Wilder é tido como o principal adversário do vice-governador, Daniel Vilela (MDB) na disputa pelo governo de Goiás em 2026. De acordo com uma liderança do PL ouvida pela coluna nesta terça-feira (27), em evento na Goinfra, “o senador quer manter o protagonismo conservador nos municípios e se cacifar como um candidato a governador em 2026, se possível, com apoio de Caiado”. A avaliação é que, ao defender o nome de Caiado entre os postulantes da direita na disputa presidencial, Wilder também busca uma contrapartida caiadista em 2026. Na mesma linha de defesa do nome de Caiado entre os presidenciáveis, principalmente no PL, encontra-se o deputado federal e pré-candidato a prefeito de Goiânia, Gustavo Gayer (PL). Esse apoio ficou evidente na manifestação bolsonarista neste domingo (25), em São Paulo. Gayer gravou vídeo em que ressalta a coragem de Caiado como o primeiro a confirmar presença no evento dentre os quatro governadores presentes. Essa demonstração pública, mostra que, caso haja um ‘racha’ no União Brasil, Caiado tem espaço no PL. Cabe uma pergunta de alto valor político: Wilder candidato a governador e Caiado a presidente apoiado pelo PL, como fica a candidatura ao governo de Goiás do vice, Daniel Vilela?

Gayer aperta o passo para atropelar Vanderlan

Nas hostes do PL, a missão do deputado federal e pré-candidato a prefeito de Goiânia, Gustavo Gayer, é apertar o passo e atropelar o senador Vanderlan Cardoso (PSD) e tomar a dianteira nas pesquisas. “Falta só um ‘beicinho de pulga’ para a gente ultrapassá-lo e pegar embalo e se distanciar dos concorrentes”, diz um vereador aliado de Gayer.

Continua após a publicidade

Simbolismo político

Ao criar o Parque “Am Israel Chai” em homenagem às vítimas do ataque terrorista do Hamas no dia 7 de outubro de 2023, em Israel, o presidente do Detran, Delegado Waldir fez do ato, um símbolo político no contraponto às falas do presidente Lula sobre Israel.

Valores ocidentais

Ao comparecer com seu estafe, incluindo o vice-governador Daniel Vilela (MDB) para plantar 1.200 árvores simbolizando as vítimas mortas pelos terroristas do Hamas, Caiado passa a imagem de um líder que defende os valores ocidentais e não de ditaduras e regimes autocráticos.

Oposição unida

Desafeta juramentada do prefeito de Luziânia, Diego Sorgatto (União), a vice, Diretora Ana Lúcia (Podemos), fechou uma aliança com o ex-prefeito e deputado estadual, Cristóvão Tormin (PRD), De acordo com Ana Lúcia, Cristóvão e Eliel Júnior (SD), vão estar juntos na disputa pela prefeitura.

Empoderada

Ana Lúcia disse que no acordo, Cristóvão não vai disputar a eleição e firmou acordo de apoio a ela e Eliel. “Esta aliança mostra que é possível vencer a máquina publica do prefeito, principalmente pelo clamor do povo que pede mudanças”, disse ela.

Um pelo outro

Eliel Júnior disse à coluna que, a fala de Ana Lúcia é a mesma dele e que, “nossa união é uma soma dos anseios da população em busca de um prefeito de verdade e não um que vive numa bolha”. No acordo, quem tiver melhor nas pesquisas será o cabeça de chapa e o outro, vice.