Sua casa a um click; as vantagens da automação

Confira o artigo, desta quarta-feira (07/07), por Lorrayne Christina Coelho Faria

Postado em: 07-07-2021 às 08h48
Por: Redação
Imagem Ilustrando a Notícia: Sua casa a um click; as vantagens da automação
Confira o artigo, desta quarta-feira (07/07), por Lorrayne Christina Coelho Faria | Foto: Redação

O uso da tecnologia para facilitar a vida cotidiana não é novidade para ninguém. No Brasil, são 300 mil exemplares de um total de 60 milhões de residências que contam com algum tipo de automação. E isso, é só o começo. De acordo com a Associação Brasileira de Automação Residencial e Predial (Aureside), o uso de dispositivos para casas inteligentes deverá crescer uma média de 20% até 2023.

A Internet das Coisas ou IoT, do inglês Internet of Things, ganha cada vez mais espaço. O tema se refere, basicamente, a uma rede de objetos conectados à internet para facilitar atividades cotidianas por meio de tecnologia para troca de dados e informações. Assim, sua funcionalidade se torna cada vez mais presente no mundo. A automação residencial surgiu na década de 70, nos Estados Unidos, e é responsável por conectar as tecnologias existentes na casa, tornando-a cada vez mais prática e facilitando as atividades cotidianas.

Pulseiras responsáveis por coletar dados sobre a saúde, carros que informam itens que precisam ser trocados ou revisados antes de uma viagem, luzes da casa que podem ser ligadas e desligadas com um simples comando no celular. Esses são alguns exemplos da Internet das Coisas, que conecta itens utilizados cotidianamente a uma rede mundial de computadores, tornando o diaa-dia cada vez mais prático.

Continua após a publicidade

Assim, as casas inteligentes, ou domóticas, ganham cada vez mais adeptos. Esse tipo de residência consegue proporcionar mais conforto e tranquilidade, além de sua tecnologia ser uma grande aliada na economia de energia. Não é de surpreender que já existam especialistas que afirmam que uma casa com ótimos padrões de eficiência pode ter um consumo de energia 80% inferior ao das casas tradicionais, conseguindo também uma redução de 40% no consumo de água.

O hábito de deixar luzes acesas e equipamentos eletrônicos ligados em ambiente onde não tem ninguém, por exemplo, são responsáveis por encarecer a conta de luz que vem no fim do mês. Então, por que não utilizar a tecnologia a nosso favor e ainda ter uma casa mais sustentável, não é mesmo? Com a automação residencial isso é possível.

A instalação de sensores que ativam a luz de um ambiente apenas quando reconhecem a presença de alguém, a programação de equipamentos e lâmpadas para que liguem e desliguem em horários determinados, o acionamento de ar condicionado e sistemas de som em períodos específicos. Todos esses fatores auxiliam na diminuição do desperdício em casa e ainda ajudam o planeta, pois torna sua residência mais sustentável. A comodidade e o conforto para os moradores da casa também estão entre as vantagens da automação residencial. Conectando ar condicionado, lâmpadas, ferramentas de irrigação, persianas e até lareira, é possível ligar, desligar e programar diversas áreas da sua casa apenas com comandos em smartphones ou até mesmo com comandos de voz. A segurança também é um dos benefícios. Isso porque, por meio de aplicativos de câmera e trancas eletrônicas é possível visualizar e controlar o que está acontecendo dentro e fora da sua residência.

Veja Também