A falta de liderança impede o progresso de qualquer negócio

Confira o artigo, desta quinta-feira (08/07), por Marcos Scaldelai

Postado em: 08-07-2021 às 09h52
Por: Redação
Imagem Ilustrando a Notícia: A falta de liderança impede o progresso de qualquer negócio
Confira o artigo, desta quinta-feira (08/07), por Marcos Scaldelai | Foto: Redação

Vivemos um momento muito delicado na economia mundial e é fato que isto se reflete também em questões pessoais e de convivência no dia a dia com as pessoas, seja no ambiente de trabalho ou no próprio lar com a família.

Para se destacar em um mundo cada vez mais dinâmico, inovador e cheio de transformações que acontecem instantaneamente, um bom líder não deve só tomar boas decisões nos negócios, mas também ser resiliente, ter postura firme e, acima de tudo, estar pronto para qualquer desafio que aparecer no seu caminho.

Contudo, nem sempre as organizações privadas e mesmo as instituições públicas detêm de profissionais que ocupam um cargo de liderança aos quais são capazes de exercerem esta função que envolve toda uma complexidade sobre o negócio, gestão de equipe, clientes, fluxos de caixa e demais assuntos que muitas vezes fogem do controle interno, como questões políticas e econômicas.

Continua após a publicidade

Ao longo de minha carreira profissional vivenciei muitas situações que me fizeram refletir qual o verdadeiro papel de um líder e como desempenhar esta habilidade na prática. Sim, digo habilidade, pois não é tarefa fácil assumir esta posição que além de exigir um olhar sistêmico para o negócio como um todo, é preciso também saber lidar com as emoções, medos, angústias e frustrações que certamente vão aparecer em algum momento desta jornada.

Empresas onde há a ausência de líderes comprometidos podem sobreviver por algum tempo no mercado, mas dificilmente resistirão aos contratempos do cotidiano e não haverá uma trajetória para se orgulhar, pois se mantiver em posição de destaque um líder frágil e despreparado, ele não conseguirá engajar, motivar e extrair o melhor de sua equipe para que os resultados sejam positivos.

Um dos grandes segredos para construir uma empresa de sucesso e torná-la um legado para as próximas gerações é ter no seu topo uma liderança resistente, que não teme as adversidades momentâneas e que se desafia o tempo todo.

Outro ponto extremamente essencial nesta jornada é trabalhar com um propósito. O líder inquieto, focado, visionário e que trabalha em prol do progresso da empresa, estará sempre buscando novas maneiras de não cair na tentação de se acomodar e colocar em risco um legado construído ao longo dos anos.

Veja Também