Coisas que você precisa saber ao desenvolver um site

Criar um site deixou de ser uma tarefa obrigatória para as empresas

Postado em: 25-10-2022 às 13h30
Por: Redação
Imagem Ilustrando a Notícia: Coisas que você precisa saber ao desenvolver um site
Criar um site deixou de ser uma tarefa obrigatória para as empresas. | Foto: PixaBay

Criar um site deixou de ser uma tarefa obrigatória para as empresas. O motivo para isso é que agora temos as redes sociais como Facebook e Instagram. Alguns empreendimentos vão se sair bem apenas com um ou dois perfis nessas plataformas.

Mas há inúmeros casos onde a criação de um website é essencial para o negócio. Se você está decidido de que precisa desenvolver um site, confira a seguir algumas coisas que você deve levar em consideração.

Pense nos custos

Nada é de graça hoje em dia. A criação de um website pode ser bem barata, especialmente se você optar por alguns serviços gratuitos, mas falaremos sobre isso em detalhes mais à frente. É claro, quanto maior a qualidade, maior o preço.

Continua após a publicidade

Você deve ter em mente quanto dinheiro está disposto a gastar antes de começar o processo de desenvolvimento do site.

De certa forma, é possível criar um website de graça ou quase de graça com a ajuda de serviços gratuitos, mas a qualidade do resultado final pode cair bastante.

Escolha um serviço de hospedagem

Sim, existem serviços de hospedagem gratuitos, mas eles não são necessariamente a melhor opção. A menos que seu orçamento realmente seja muito pequeno, é melhor ir em busca de outras alternativas. Tire algum tempo e verifique qual hospedagem web é boa para usar no seu caso. Um bom serviço de hospedagem pode livrar você de muitas dores de cabeça no futuro.

Separe todas as informações que precisam estar no website

O website vai ser feito por qual motivo exatamente? Para captar clientes? Para mostrar informações relevantes para um público alvo? Confira exatamente o que precisa aparecer nas páginas do seu site.

O melhor que você pode fazer é ir criando esboços de como o website deve se parecer. Quantas páginas vai ter e etc. Depois de ter isso em mente, você pode começar a pensar em web design e etc.

Só desenvolva websites responsivos

Algumas pessoas nem sentem a necessidade de falar sobre isso porque é muito óbvio. De qualquer forma, decidimos que é importante mencionar os websites responsivos. Hoje em dia, as pessoas estão navegando na internet cada vez mais pelos smartphones e dispositivos móveis. 

Um website responsivo é aquele cujo design se encaixa perfeitamente em qualquer dispositivo. Seja um computador, tablet ou smartphone, seu website deve aparecer perfeitamente nesses aparelhos.

Só trabalhe com profissionais

A depender da complexidade do website que você vai desenvolver, pode ser necessário a contratação de profissionais. Faça um esforço para trabalhar apenas com bons profissionais. O barato pode sair caro.

Contratar alguém que vai entregar um trabalho mal feito por um preço barato não faz sentido. Nessas horas você deve investir pesado.

Algumas pessoas criticam os websites de freelancers e dizem que é difícil encontrar bons profissionais em plataformas como Fiverr e UpWork. Certamente há pessoas que não sabem o que estão fazendo nessas plataformas, mas também há bons profissionais.

É necessário saber usar as plataformas de freelancer se esse for o caminho que você quer seguir. Portanto, tire algum tempo e leia alguns artigos sobre como contratar freelancers

É hora de comprar um bom domínio

No final das contas você vai precisar comprar um domínio para colocar o seu website. O preço de um domínio pode variar bastante, geralmente depende do tipo de domínio que você quer comprar. 

Os domínios mais simples de lembrar tendem a ser mais caros. Há também os domínios gratuitos, mas eles geralmente não são muito bonitos e contam com a extensão de alguma marca. Por exemplo: www.nomedoseusite.nomedeumaplataformaweb.com.

Talvez isso atenda a sua situação, mas obviamente não é uma coisa bonita. Você não precisa gastar muito dinheiro com um domínio premium, mas ir com um domínio grátis é apenas em último caso.

Considerações finais

Bom, essas são algumas das coisas que você precisa levar em consideração antes de desenvolver um website. Se é a sua primeira vez com esse tipo de tarefa, recomendamos que você contrate um profissional para te auxiliar. 

Você não precisa deixar tudo na mão de outra pessoa, mas pedir a ajuda de profissionais experientes é o ideal a ser feito.

No final das contas, contratar um freelancer para fazer tudo para você é sempre uma opção.

Conteúdo Externo PI 18638

Veja Também