A arte de escolher

Oscar D’Ambrosio é mestre em Artes Visuais e doutor em Educação, Arte e História da Cultura

Postado em: 27-08-2018 às 01h02
Por: Fabianne Salazar
Imagem Ilustrando a Notícia: A arte de escolher
Oscar D’Ambrosio é mestre em Artes Visuais e doutor em Educação, Arte e História da Cultura

Você acredita que a vida é um jogo de escolhas? Seja a resposta positiva ou negativa, assista a The Place. O filme italiano, dirigido por Paolo Genovese, é uma adaptação cinematográfica de uma série de TV ‘The Booth at the End’. Tudo se passa em uma mesa de um bar em que um homem recebe pedidos daqueles que o visitam. Um pai pede pela saúde do filho; uma mulher deseja ser mais bonita; e outra, voltar a ser amada; um cego solicita voltar a enxergar; e uma freira busca reencontrar Deus. O que lhes solicitado em troca é, respectivamente, matar uma criança, fazer um assalto, separar um casal, violentar uma mulher e engravidar.

Esses e outros pedidos são conectados pelo roteiro. As histórias se cruzam e os critérios éticos são derrubados até um final surpreendente. O essencial está em motivar a reflexão sobre um questionamento visceral. Até onde você iria para realizar o seu desejo? Quem ou quantos você sacrificaria para tornar realidade o seu sonho?

Continua após a publicidade

O filme caminha pela psicologia, psicanálise, religião, filosofia, ética e moral. Percorre dentro de cada um de nós veredas estranhas, que não queremos ou não conseguimos ver. Derruba limites do politicamente correto e nos coloca na esfera de perigoso pragmatismo que tudo permite para se obter o que se quer.

 

Veja Também