Liniker se torna a primeira artista transgênero a ganhar um Grammy

O álbum Indigo Borboleta Anil venceu na categoria o troféu de Melhor Álbum de Música Popular Brasileira

Postado em: 18-11-2022 às 18h08
Por: Victória Vieira
Imagem Ilustrando a Notícia: Liniker se torna a primeira artista transgênero a ganhar um Grammy
Em seu discurso de agradecimento, a artista subiu ao palco emocionada e exaltou o fato de ter quebrado barreiras para conquistar a sua vitória | Foto: Reprodução/Recording Academy

Fazendo história no mundo da música, Liniker se tornou a primeira artista transgênero a ganhar um Grammy Latino. O álbum Indigo Borboleta Anil venceu na categoria de Melhor Álbum de Música Popular Brasileira. A premiação aconteceu nesta quinta-feira (17/11) e reuniu artistas como: Anitta, Rosalía, Ludmilla, Christina Aguilera, Rauw Alejandro.

A vitória da cantora é algo caracterizado como marcante, pois emplaca o título como uma das vozes mais importantes do MPB, Soul e R&B na atualidade.

Em seu discurso de agradecimento, a artista subiu ao palco emocionada e exaltou o fato de ter quebrado barreiras para conquistar a sua vitória.

Continua após a publicidade

“Olá. Eu sou a Liniker, sou uma cantora, compositora e atriz brasileira e hoje algo histórico acontece na história do meu país. “É a primeira vez que um artista transgênero ganha um Grammy. Muito obrigada a toda a minha equipe, que está comigo desde o início, sonhando comigo. Obrigada a meus produtores, a todas as compositoras que trabalharam comigo nesse álbum. Estou muito feliz. Muito obrigada”, anunciou, recebendo uma salva de palmas do público presente na premiação.

Na categoria, estavam competindo Chico Chico (Pomares), João Donato e Jards Macalé (Síntese do Lance), Ney Matogrosso (Nu com a Minha Música), Marisa Monte (Portas) e Caetano Veloso (Meu Coco).

Historicamente, a premiação começou aderir pessoas transgêneros em 2019 quando a artista Sophie (1986-2021) foi indicada a melhor disco de dance e eletrônica. A escocesa acabou falecendo dois anos depois, após cair acidentalmente de uma varanda em Atenas, na Grécia, enquanto tentava tirar uma foto da Lua.

A alemã Kim Petras também emplacou uma vitória para a comunidade LGBTQIA+. A cantora debutou no topo da Billboard Hot 100 e nomeada ao Grammy pela canção Unholy, feita em parceria com Sam Smith. O evento irá acontecer no dia 5 de fevereiro.

Veja Também