Acusada de assédio moral, romantizar pobreza e deboche contra youtubers: Conheça a polêmica de Karen Bachini que causou revolta internet

Responsável por reproduzir conteúdo de beleza em seu canal e realizar vlogs diários com 200 milhões de visualizações, a carreira profissional da influencer são marcadas por parcerias com a Jequiti, em 2017, e a Avon, em 2019

Postado em: 01-12-2022 às 17h36
Por: Victória Vieira
Imagem Ilustrando a Notícia: Acusada de assédio moral, romantizar pobreza e deboche contra youtubers: Conheça a polêmica de Karen Bachini que causou revolta internet
Bachini apresenta 2,66 milhões de inscritos no Youtube | Foto: Reprodução/Youtube

O Twitter viveu ao meio de caos e polêmicas nesta semana. Tudo começou quando um vídeo com a youtuber e maquiadora Karen Bachini viralizou negativamente na rede social. O episódio que causou revolta nos internautas está relacionado ao fato de que ao participar de uma podcast, a influenciadora começou a romantizar a pobreza.

Bachini apresenta 2,66 milhões de inscritos no Youtube. Responsável por reproduzir conteúdo de beleza em seu canal e realizar vlogs diários com 200 milhões de visualizações, a carreira profissional da influencer são marcadas por parcerias com a Jequiti, em 2017, e a Avon, em 2019. Atualmente, a mulher está prestes a lançar sua linha de maquiagem. O lançamento, segundo suas publicações nas redes sociais, é para o dia 12 de dezembro.

Entenda a problemática:

A drag e youtuber Ismeiow publicou um vídeo analisando a participação da maquiadora no podcast DiaCast. Além desse material, ela também reagiu aos stories em que Karen manda indireta para a youtuber, após ela ter criticado as figuras públicas que não reconhecem o seu privilégio e alimentam uma narrativa de vítima. Ao que tudo indica, a modelo não gostou dessa observação, pois se sentiu ofendida.

Continua após a publicidade

No material postado em seu canal do youtube, Ismeiow estava comentando ironicamente os vídeos e publicações de várias blogueiras e suas “dificuldades” na vida. Dentre as figuras escolhidas, Bachini acabou aparecendo e a criadora de conteúdo relembrou a indireta contra ela. Rebatendo, ela relembrou de uma fala problemática de Karen.

Em sua participação no programa DiaCast, em março desse ano, a influenciadora contou sobre o dia que viajou para Bali e visitou um lugar onde as pessoas passam por necessidades básicas e mesmo assim, segundo ela, são felizes.

“Eles não têm saneamento, eles não têm água encanada, eles não têm eletricidade, mas é uma alegria que ela toma conta”, apontou Ismeiow ao analisar o vídeo. “É muito triste ver a visão de uma pessoa que romantiza a pobreza desse jeito”, acrescentou.

Aprofundando, a youtuber aponta que o erro não está no fato dela ganhar dinheiro, mas em não reconhecer o seu privilégio. Logo em seguida, ela reage ao vídeo em que Karen manda uma indireta para a youtuber, informando que estava doente e não conseguiria postar vídeos, pois diferente de alguns youtubers, o seu trabalho não é apenas postar conteúdo.

“Ela está falando porque se tivesse 200, 300 mil views por vídeos, uma carreira de sucesso, ela saberia o que leva, o custo de ser um influenciador de sucesso”, diz Karen nos stories exibidos pela maquiadora. “Você não precisava ser arrogante desse jeito”, rebateu Ismeiow em seu vídeo.

“O trabalho de modelo é mais difícil do que o da lavoura”

Após o vídeo de Ismeiow se tornar viral no Twitter, a participação de Karen no podcast “Diva no Divã” veio à tona e gerou alvoroço nas redes sociais novamente por causa de uma fala. Na ocasião, a maquiadora comparou o trabalho de uma modelo com o de um lavrador, afirmando que é mais difícil, pois “o trabalhador tem o horário dele e vai para a casa feliz”.

Como se não fosse o bastante, na terça feira (29/11), uma ex-funcionária de Bachini, identificada como Priscilla Danielle fez um post no Instagram relatando que sofreu tortura psicológica por parte de sua patroa. Ela alega que foi vítima de assédio moral e entrou em um processo judicial.

“O que me afetou não é só a causa trabalhista. O que me afetou demais foi nesses que seis meses que eu fiquei com essa pessoa, eu fui torturada psicologicamente, e a pessoa sabia desde o começo que eu estava passando por um período ruim”, desabafou.

Ainda de acordo com seu testemunho, a mulher abusava do seu poder, mandando-a lavar os materiais de maquiagem, editar vídeos, cuidar do seu cachorro, receber diaristas, receber os pedidos de comida da influencer e seu namorado, e entre outras tarefas, que, fugiam da função pela qual ela foi contratada, isto é,  testar produtos e criar roteiro de gravação para os seus vídeos.

Em reposta, a maquiadora alegou que essas acusações são falsas e disse que já respondeu o processo judicial.

“As declarações de um vídeo publicado recentemente, um vídeo que viralizou e foi postado em um monte de lugar, elas já foram alegadas perante a Justiça e o juiz declarou que eu não cometi tais condutas”, afirmou Karen.

“Com o fim do processo judicial, eu achei que tudo estava acabado, mas ela voltou a me acusar indevidamente na internet. Eu não quero que ela seja prejudicada, mas eu não posso aceitar que ela continue falando mentiras sobre mim, porque a Justiça já me inocentou”, disse no vídeo. “São coisas que não aconteceram do jeito que ela está contando e isso já foi provado judicialmente e o caso já foi concluído. Essa é minha posição final, eu espero encerrar de vez esse assunto aqui e conseguir colocar um ponto final nessas coisas”, finalizou.

Pedido de desculpas

Após a repercussão bastante negativa, no domingo (27) a influencer compareceu no Twitter pedindo desculpas por suas atitudes. Na terça-feira (29), ela publicou um vídeo de 30 minutos lamentando-se novamente suas falas e tentando justificar o motivo dos seus comentários.

O primeiro pedido de desculpas foi destinado a cantora norte-americana Selena Gomez, quando ela disse “Espero que Selena Gomez sofra bastante hate por essa linha horrível que ela lançou”, pois não havia gostado da linha de maquiagem. Em relação ao episódio do podcast “DiaCast”, a maquiadora revelou que não tinha intenção de romantizar a pobreza.

“Longe de mim romantizar a pobreza e foi o que eu estava fazendo ali. Foi mesmo uma visão muito elitista e eu peço perdão por isso”, ressaltou. Por fim, falando sobre a sua última indireta para Ismeiow, ela esclarece que não quis desmerecer o trabalho de ninguém e sim pontuar a dificuldade em gravar vídeo pois não estava se sentindo bem.

“O que eu falei nestes vídeos [nos stories] não tem nada a ver com depressão, ansiedade. Nada disso. Nestes stories eu não estava bem. Falei mais do que muita merda. Eu falei coisas injustas”, confessou. “Eu me arrependo muito de ter postado esses stories, eu nem sei porque isso aconteceu. Eu peço desculpas por ter postado isso, por ter desmerecido o trabalho de tantos criadores que fazem um trabalho espetacular e não dependem de números”, pronunciou se lamentando ao debochar de youtubers com menos reconhecimento.

Veja Também