Wandinha: Saiba por que a icônica personagem de A Família Addams recebe o nome de Wednesday

Interpretada por Jenna Ortega, a live-action gira em torno de uma jovem misteriosa e sombria lidando com a descoberta de seus poderes paranormais na Academia Nevermore, enquanto investiga uma série de assassinatos sobrenaturais pela cidade

Postado em: 04-12-2022 às 11h26
Por: Victória Vieira
Imagem Ilustrando a Notícia: Wandinha: Saiba por que a icônica personagem de A Família Addams recebe o nome de Wednesday
Tudo começou em 1930, quando o autor responsável por "A Família Addams" decidiu nomear a personagem de Wednesday | Foto: Reprodução/ Netflix

O assunto nas últimas semanas está sendo ao redor da nova série da Netflix: Wandinha. A adaptação sobre a personagem de “A Família Addams” conquistou o público brasileiro, alcançando o primeiro lugar nas séries mais assistidas no país. Interpretada por Jenna Ortega, a live-action gira em torno de uma jovem misteriosa e sombria lidando com a descoberta de seus poderes paranormais na Academia Nevermore, enquanto investiga uma série de assassinatos sobrenaturais pela cidade. Mas afinal, você sabe por que Wandinha se chama Wednesday (quarta-feira em inglês)?

Tudo começou em 1930, quando o autor responsável por “A Família Addams” decidiu nomear a personagem de Wednesday. O motivo está atrelado ao fato de que o escritor foi inspirado por uma cantiga infantil que relata a previsão da personalidade de um bebê de acordo com o dia da semana em que ele nasceu.

O poema publicado em 1938, denominado de “Monday’s Child”, informa que as crianças nascidas na quarta-feira são cheias de desgosto, desgraça, angústia, e aflição. Confira:

Continua após a publicidade

A criança da segunda-feira é bonita

A criança da terça-feira é cheia de graça

A criança da quarta-feira é cheia de desgosto

A criança da quinta-feira vai longe

A criança da sexta-feira é amável e generosa

A criança do sábado trabalha tudo para viver

E a criança nascida no dia de Sabá

É bonita e alegre, boa e feliz

Logo no primeiro episódio, Mortícia Adams (Catherine Zeta-Jones) toma a decisão de matricular a filha na escola “Nunca Mais”, onde conheceu seu marido Gomez Addams (Luis Guzmán), e informa que o nome foi inspirado no poema.

“O nome dela vem de uma frase do meu poema infantil favorito. Wandinha é só desgosto”, disse Mortícia. Contudo, a menina contesta a mãe alegando que não faz sentido, já que ela nasceu durante a sexta-feira 13. Com isso, seu nome deveria ser “Friday” (Sexta-feira em inglês).

Porém, a dúvida recente é por que a plataforma de streaming Netflix traduziu para Wandinha?

A resposta é bem simples. O nome foi alterado para a compreensão do público e adaptado para uma linguagem mais coloquial e despojada, mas ao invés de “Vandinha”, eles adotaram a letra W para a série manter a grafia original do nome proposto.

Veja Também