Estilista britânica Vivienne Westwood, morre aos 81 anos

Defensora das causas sustentáveis na indústria, Westwood foi símbolo de representatividade e rebeldia

Postado em: 30-12-2022 às 08h10
Por: Mariana Fernandes
Imagem Ilustrando a Notícia: Estilista britânica Vivienne Westwood, morre aos 81 anos
A causa da morte não foi divulgada | Foto: Reprodução/ Instagram

Vivienne Westwood, estilista britânica, morreu aos 81 anos nesta quinta-feira (29/12), conforme anunciado por seu perfil no Instagram. Ela nasceu no Reino Unido e ficou conhecida  como a maior percursora do estilo punk na moda e defensora de causas essenciais para um mercado fashion mais justo, incluindo ações sustentáveis.

Reconhecida como um dos nomes mais rebeldes da moda inglesa, Vivienne ganhou projeção ao consolidar o punk rock e o new wave através da butique SEX, que inaugurou com o então marido Malcom McLaren em 1974.

Na sequência, a cantora carregou rebeldia às passarelas de grife e, nas últimas décadas, se dedicou ao ativismo em prol do meio ambiente, com presença em protestos e mensagens reverberadas a cada nova coleção.

Continua após a publicidade

Em seu perfil do Instagram, o comunicado de falecimento foi marcado por mensagens de força e afeto para todos os entes queridos. “Vivienne Westwood morreu hoje (quinta-feira) em paz e acompanhada por sua família em Clapham, no sul de Londres. O mundo precisa de pessoas como Vivienne para mudar para melhor”.

“Trabalhamos até ao fim, e isso me deu muitíssimas coisas para seguir em frente. Muito obrigado, querida”, disse seu marido, Andreas Kronthaler, segundo um comunicado citado pela agência PA.

O Museu Victoria e Albert de Londres a descreveu como uma “verdadeira revolucionária e uma força rebelde na moda”. “Seu estilo punk mudou as regras da moda nos anos 1970, e ela foi muito admirada por sua coerência com seus valores ao longo de sua vida”, reconheceu a secretária britânica de Estado para a Cultura, Michelle Donellan, em mensagem também no Twitter após o anúncio de seu falecimento.

Veja Também