Quem é Ivan Baron, influenciador que subiu a rampa ao lado de Lula

Natural de Natal, no Rio Grande do Norte, Ivan Baron tem 24 anos é trabalha como influenciador digital e ativista pela causa das pessoas com deficiência

Postado em: 02-01-2023 às 08h47
Por: Ícaro Gonçalves
Imagem Ilustrando a Notícia: Quem é Ivan Baron, influenciador que subiu a rampa ao lado de Lula
Natural de Natal, no Rio Grande do Norte, Ivan Baron tem 24 anos é trabalha como influenciador digital e ativista pela causa das pessoas com deficiência | Foto: Reprodução

A cena mais marcante de toda a cerimônia de posse do presidente Lula da Silva (PT), celebrada ao longo da tarde de domingo (1°/1), sem dúvida foi a subida da rampa do Palácio do Planalto. Lula chegou ao novo – mas já conhecido – local de trabalho na companhia de representantes do povo e de minorias étnico-sociais.

Um deles foi Ivan Baron, influenciador digital e ativista pela causa das pessoas com deficiência. Ele foi um dos escolhidos para representar “o povo brasileiro” e transmitir a faixa de presidente da República a Lula

Baron é de Natal, no Rio Grande do Norte, e tem 24 anos. Ele se apresenta como o “influenciador da inclusão”, com quase de 1 milhão de seguidores nas suas redes sociais. Ganhou projeção nas redes após criticar uma fala de Juliette no Big Brother Brasil, da Rede Globo.

Continua após a publicidade

Leia também: Lula recebe faixa presidencial do povo em Brasília

Quando, na edição de 2021, Juliette perguntou a Gil do Vigor se ele era “aleijado”, Baron publicou um explicando porque a fala era capacitista e alimentava preconceitos contra pessoas com deficiências.

O perfil da participante, que ainda estava confinada no reality show, compartilhou a publicação de Ivan e agradeceu o conselho, avisando que repassaria a Juliette quando ela deixasse o programa.

Ivan Baron participou de atos de campanha e emocionou Lula. O influenciador esteve presente em vários atos e eventos promovidos pela equipe do agora presidente da República com personalidades das redes sociais. Em um desses atos, emocionou Lula com seu discurso pela inclusão. Com paralisia cerebral, Baron fala sobre os direitos das pessoas com deficiência e a luta contra o capacitismo.

Além de Baron, subiram a rampa ao lado Lula o cacique kayapó Raoni Metuktire, líder indígena brasileiro; a catadora Aline Sousa; o menino nadador Francisco, de 10 anos; o metalúrgico Weslley Rodrigues Rocha, a cozinheira Jucimara Fausto; o professor Murilo Jesus; o artesão Flavio Pereira, além da cadela Resistência.

Veja Também