Eventim responde notificação de Procon – SP sobre venda de ingressos para show do RBD e muda política de compra
A Soy Rebelde Tour acontece nos dias 16,17,18 de novembro, em São Paulo, já dia 19, o RBD segue para o Rio de Janeiro
A empresa Eventim se pronunciou sobre polêmica envolvendo a venda de ingressos para o show do RBD após o Procon -SP notificá-los, pedindo uma explicação em relação aos problemas que os consumidores estavam vivenciando na hora da compra. Diante esses cenários, a empresa decidiu mudar a política de compra. A informação foi comunicada nesta terça-feira (31/1).
Anteriormente, a unidade permitida para a compra de ingressos eram seis por CPF, sendo no máximo duas meias entradas e apenas com cartão de crédito. Agora, o limite é somente quatro e os consumidores também poderão pagar via PIX. No site, o valor da taxa de serviço continua igual, sendo 10% do valor para o show no Rio de Janeiro e 20% em São Paulo.
Entenda a polêmica
Tudo começou com a venda gerais dos ingressos na última sexta-feira (27). Fãs que estavam acampados e outros que estavam esperando na fila da bilheteria do Estádio do Pacaembu, em São Paulo, alegam que os cambistas (indivíduos que compram os ingressos no intuito de revender mais caro) chegaram ameaçar os fãs e estavam sendo favorecidos pelos próprios funcionários da Eventim. Além disso, os consumidores também questionaram o fato dos ingressos terem esgotado em poucos minutos, já que a quantidade era diversa.
“Fomos amedrontados e ameaçados por cambistas o tempo todo”, revelou Karina Pinho ao site Metrópoles. Ela estava há duas semanas na fila para tentar comprar os ingressos. “Estamos vendo nosso sonho, depois de tanto tempo de espera, cada vez mais longe de se concretizar. Não temos respaldo de ninguém responsável pelo evento; nem podemos contar com a segurança pública. O maior sentimento é o da revolta!”, acrescentou.
Dados disponibilizados no site Reclame Aqui revelaram que a Eventim recebeu 371 reclamações, sendo 266 delas ligadas ao RBD, correspondendo 71,7%.
Em nota publicada na segunda-feira (30), o Procon SP exigiu saber:
- Comprovação da carga de ingressos disponibilizados à comercialização (pré-venda e venda ao público em geral), em todas as modalidades e setores, para cada dia do evento;
- Forma de processamento e pagamento dos bilhetes vendidos pelo seu site e canais de venda físicos; Comprovação de mecanismos adotados pela empresa para evitar a comercialização na pré-venda e venda de ingressos individuais e/ou lotes a “cambistas” e empresas terceirizadas;
- Informações detalhadas sobre os custos relativos à aquisição de cada modalidade de ingresso, discriminando todos os valores incidentes – taxas, fretes, descontos promocionais, dentre outros, apresentando;
- Apresentar cópia do material publicitário e das mídias de divulgação do evento, veiculados nos meios de comunicação e nas redes sociais pela organizadora e parceiros na pré-venda e venda.
Devido a alta demanda, o grupo mexicano anunciou shows extras no território brasileiro. A Soy Rebelde Tour acontece nos dias 16,17,18 de novembro, em São Paulo, já dia 19, o RBD segue para o Rio de Janeiro.