Postado em: 07-03-2023 às 14h40
Por: Victória Vieira
Imagem Ilustrando a Notícia: MC Livinho afirma ter sido alvo de racismo após ser proibido de embarcar em um cruzeiro
Em suas redes sociais, Livinho desabafou sobre o caso | Foto: Reprodução/Instagram

Mc Livinho, de 28 anos, afirmou que foi vítima de racismo ao ter sido proibido de embarcar em um cruzeiro, no domingo (5/3). O cantor estava acompanhado por sete amigos e acabou perdendo a viagem que iria até o dia 12 de março, passando pelas cidades de Salvador, Ilhéus e Rio de Janeiro.

O funkeiro relatou que foram pedidos testes de covid-19 em última hora. Na ocasião, todos eles realizaram no porto de Santos e um de seus amigos, Natanael André, testou positivo. Diante esse cenário, todos foram proibidos de embarcar.

Contudo, o artista repetiu o teste novamente nesta segunda-feira (6) e se deparou com um resultado diferente. O teste rápido feito no Centro de Saúde Ama Jardim Peri, deu negativo.

Continua após a publicidade

Em suas redes sociais, Livinho desabafou sobre o caso.

“Preconceituosos e racistas. Maior falta de respeito com a gente ontem. Éramos oito pessoas. Tava todo mundo feliz com essa viagem. Vocês nos colocaram no aleatório e forjaram no teste de covid. Ninguém tinha falado para nós que tinha de fazer teste de covid para viajar. Quando chegamos, fomos na boa fé e fizemos o teste de covid, deu que um de nós tinha covid. O moleque foi no posto hoje e deu negativo para a covid. Era para a gente estar viajando”, disse.

Em nota ao site Splash Uol, a Costa Cruzeiros relatou que estavam cumprindo o protocolo de segurança, pois a apresentação de testes negativos é algo determinado pela CLIA Brasil, empresa responsável por atuar na regulamentação, promoção e expansão de cruzeiros no Brasil.

“A apresentação do teste negativo é exigida para todos os passageiros que embarcam em cruzeiros de mais de seis noites na temporada 2022/2023. Caso o passageiro não o apresente, o teste pode ser realizado no Porto. É muito importante ressaltar que esse serviço é disponibilizado por uma empresa terceirizada e contratada pelo próprio Porto de Santos e não pelas companhias de cruzeiros”, informou o comunicado. Confira a nota completa na íntegra.

O cantor ainda ressalta que irá entrar com um processo judicial, caso não seja ressarcido com o valor pago.

“Por causo do pré-julgo, estamos agora em casa, não estamos no nosso passeio, éramos para estar curtindo meus dias de férias. Pego 15 dias de férias todo ano. Nossos amigos estão todos em casa, o sonho nosso era viajar na parada. Há alguns anos, eu não consegui embarcar por causa desse preconceito de olhar nossa vestimenta, nossa cor de pele… 2015 não deu, 2023, de novo. Até quando essa patifaria, esse preconceito do caral***?”, finalizou.

Nota de esclarecimentos da Costa Cruzeiros

“Referente ao caso ocorrido no dia 05 de março de 2023, a Costa Cruzeiros informa que um dos passageiros que acompanhava o MC Livinho apresentou resultado positivo ao teste de Covid-19 no momento do embarque, impossibilitando assim o seu embarque no navio Costa Firenze, em Santos. A apresentação do teste negativo – que deve ser realizado com 24 horas de antecedência ao embarque – faz parte do protocolo de segurança de todas as companhias de cruzeiros que atuam no Brasil e foi determinada pela CLIA Brasil, entidade que representa a indústria de cruzeiros no país, em setembro de 2022.

A apresentação do teste negativo é exigida para todos os passageiros que embarcam em cruzeiros de mais de seis (06) noites na temporada 2022/2023. Caso o passageiro não o apresente, o teste pode ser realizado no Porto. É muito importante ressaltar que esse serviço é disponibilizado por uma empresa terceirizada e contratada pelo próprio Porto de Santos e não pelas companhias de cruzeiros.

Todos os passageiros ao confirmarem seus cruzeiros são informados por e-mail da necessidade da apresentação do teste negativo contra a Covid-19. Como o passageiro positivado chegou ao porto de Santos na mesma van que o MC Livinho e amigos, e estavam em contato próximo, por medida de segurança todos foram impedidos de embarcar no cruzeiro. Em situações como essa, a Costa Cruzeiros oferece, como procedimento regular, o crédito total pago para os passageiros realizarem um novo cruzeiro a ser escolhido.

A Costa Cruzeiros esclarece que repudia qualquer tipo de preconceito e não compactua com providências que ferem essa premissa. A diversidade é um dos pilares e valores da nossa empresa. A bordo de um navio como o Costa Firenze, por exemplo, atuam aproximadamente 70 nacionalidades distintas, sendo 15% de brasileiros. Além disso, transportamos centenas de milhares de passageiros nesta temporada da América do Sul sendo esta população composta principalmente por brasileiros de diferentes gêneros, raças e religiões. Em nenhum momento, o grupo foi abordado por qualquer dessas questões. A Costa Cruzeiros apenas cumpriu o protocolo de segurança dos órgãos de saúde competentes e da Cruise Lines International Association (CLIA Brasil) em vigor desde o início da temporada”.