Vídeo: Dalai Lama beija menino na boca e pede desculpa após cenas causarem revolta

O vídeo mostra Dalai Lama aparentemente dando um beijo na boca do menino na presença de uma plateia, que é ouvida batendo palmas e rindo

Postado em: 10-04-2023 às 10h11
Por: Ícaro Gonçalves
Imagem Ilustrando a Notícia: Vídeo: Dalai Lama beija menino na boca e pede desculpa após cenas causarem revolta
O vídeo mostra Dalai Lama aparentemente dando um beijo na boca do menino na presença de uma plateia, que é ouvida batendo palmas e rindo | Imagens: Reprodução/Redes sociais

O Dalai Lama, o líder espiritual dos tibetanos, veio a público nesta segunda-feira (10/4) para pedir desculpas por um vídeo no qual beija a boca de um menino em um evento público. Segundo a agência de notícias Reuters, ele ainda teria pedido para que o menino chupasse sua língua.

Imagens que registraram o momento vêm circulando em redes sociais e causando espanto pela atitude do líder espiritual. O vídeo mostra Dalai Lama aparentemente dando um beijo na boca do menino na presença de uma plateia, que é ouvida batendo palmas e rindo.

Em um comunicado, o Dalai Lama, de 87 anos, reconheceu a veracidade do vídeo, mas falou apenas em um abraço. Ele ainda chamou o ato de “inocente e brincalhão”. Confira:

Continua após a publicidade

Leia também: Ben Affleck diz que Jennifer Lopez é a ‘melhor artista da história do mundo’

“Está circulando um videoclipe que mostra uma reunião recente em que um menino perguntou a sua Santidade o Dalai Lama se ele poderia lhe dar um abraço. Sua Santidade deseja se desculpar com o menino e sua família, bem como com seus muitos amigos em todo o mundo, pela dor que suas palavras podem ter causado”, disse o comunicado.

O comunicado afirmou ainda que o líder espiritual “muitas vezes provoca as pessoas que conhece de uma forma inocente e brincalhona, mesmo em público e diante das câmeras. Ele lamenta o incidente”.

O Dalai Lama fugiu para a Índia em 1959 após um levante fracassado contra o domínio chinês no Tibet. Ele trabalhou por décadas para obter apoio global para a autonomia linguística e cultural na região. Agora, vive em um complexo próximo na cidade de Dharamshala, no norte da Índia.

Em 1989, Dalai Lama recebeu o Prêmio Nobel da Paz em defesa da liberdade do povo tibetano.

Veja Também